Sexta, 20 Abril 2018 08:05

48% das marcas que cresceram na lembrança do varejista pertencem a três seções

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. Mercearia de alto giro – Seção que reúne categorias de consumo rotineiro, a mercearia de alto giro vem historicamente sendo responsável pelo avanço de diferentes marcas, refletindo o perfil commodity – os produtos têm basicamente o mesmo nível de qualidade, o que libera o consumidor para substituição de marcas e permite ao varejo maior flexibilidade na escolha dos fornecedores. . Higiene e beleza – A retomada do crescimento, ainda que lenta e gradual, também contribui para a ascenção de maior variedade de marcas. Segundo Lucas Ravagnani, da Kantar Wordpanel, cerca de 10% das 96 categorias analisadas voltaram à cesta de compras do brasileiro no ano passado. Ele afirma que os pós-shampoos, como cremes de tratamento e condicionadores de cabelo, retornaram aos lares, após terem sido deixados de lado por muitas famílias. Além disso, produtos que concorriam fortemente com o serviço de cabeleireiros, como coloração para cabelo, voltou à cesta de beleza. A mulher reduziu despesas de um lado para gastar em outro. Essa maior flexibilidade nas escolhas privilegiou algumas categorias. . Limpeza – A cesta de produtos para limpeza doméstica, de louças e roupas foi outra favorecida por ações promocionais. Como passou a comprar em diferentes lojas (segundo a Kantar, hoje ele freqüenta até 7 canais), o shopper acabou influenciado por campanhas como leve 3, pague 2, elevando seu consumo e colocando-o em contato com diferentes marcas. Na tentativa de não perder espaço, muitas indústrias apostaram também nas alternativas mais baratas de seu próprio portfólio, ou em embalagens menores, que diminuíram o preço do produto. Vale lembrar que historicamente a resistência a trocar de marca no segmento limpeza é menor do que em outros setores.

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