Sexta, 03 Agosto 2018 11:52

DICAS PARA OTIMIZAR ENTREGA DE PRODUTOS

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Traçar rotas para fugir do trânsito é uma das iniciativas. Além de reduzir o tempo nas entregas, gera economia com combustível e manutenção da frota.

Um dos pontos críticos do setor de logística é garantir entregas no tempo certo e mantendo perfeitas condições dos produtos. Para melhorar a eficiência desse trabalho, Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny Projetos de Riscos e Serviços Securitários, apresenta cinco orientações práticas.

  1. Evite falta de controle do tempo de retenção dos veículos.
    Para evitar que os veículos fiquem tempo maior do que o previsto em postos fiscais, por exemplo, tenha um rastreamento eficiente, pois dessa forma fica muito mais fácil controlar a duração das paradas, além de agilizar os demais processos.
  2. Atenção ao prazo das entregas
    Atrasos nas entregas precisam, claro, ser evitados. E nada melhor para isso do que saber onde exatamente elas estão neste momento, por meio de rastreamento. Isso porque é possível analisar se o motorista está desviando da rota, se teve algum problema mecânico e, assim alertar o gestor das frotas para que tome uma decisão rapidamente.
  3. Trace melhores rotas
    Um roteirizador é capaz de traçar caminhos para as entregas de forma eficiente, inclusive reduzindo gastos com combustível e manutenção, bem como as horas perdidas nas estradas ou mesmo nas cidades.
  4. Cuidado com divergências
  5. Pedidos divergentes ou mercadorias erradas são um sério problema. Vale investir em treinamento aos colaboradores para que eles entendam a importância de separar produtos corretamente no depósito e nas entregas. Além disso, a falta de integração entre os sistemas pode gerar erros e retrabalho. Fique atento.
  6. Melhore a comunicação entre frota e central
    A experiência da Buonny, gerenciadora de riscos em transportes de cargas, mostra que se o gestor de frotas não enxergar dificuldades durante as operações, o nível de qualidade das entregas cairá, derrubando a produtividade e gerando insatisfação no cliente. Uma recomendação é fazer a comunicação via telefone celular ou mesmo por sistema de gestão de entregas de acompanhar, em tempo real, as atividades da frota, a localização dos veículos e o tempo de entrega.
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