Terça, 06 Março 2018 21:52

ESPECIALISTAS VEEM COM CAUTELA LINHA INFANTIL DE MAQUIAGEM

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Erotização precoce e consumismo são as principais preocupações.
A fabricante de brinquedos brasileira Estrela vai lançar em breve uma linha de maquiagem voltada para o público infantil.

Os produtos deverão ser vendidos em uma rede de lojas próprias, a primeira com inauguração prevista para abril no Morumbi Shopping, em SP. Mas os planos da empresa foram recebidos com cautela por especialistas para evitar estímulos à erotização precoce e ao consumismo entre as meninas de 5 a 12 anos, público-alvo declarado pela própria Estrela para a iniciativa.
- Temos que ter muita cautela sobre esse assunto. Já existem hoje linhas de esmalte, tatuagens e de maquiagem para crianças, mas é preciso que os pais saibam em que momento usar esses produtos, qual usar e o cuidado para não sexualizar a criança – diz Lívia Marques, psicóloga clínica com foco em terapia cognitivo-comportamental.
Opinião parecida tem Ana Olmos, psicanalista infantil e integrante do conselho do Instituto Alana, dedicado a questões de consumo infantil.
- A erotização precoce não é só uma questão de maquiagem, mas do tipo de produtos que estamos oferecendo para as crianças e como eles estão ligados a uma atitude que vê a criança como um adulto em miniatura – avalia.
Ana lembra, por exemplo, que é comum ver em lojas de calçados sapatos de salto alto para crianças, o que, segundo ela, não tem cabimento, já que as meninas, com o corpo ainda em desenvolvimento, não têm nem condições físicas para usá-los adequadamente.
- Nesse caso, você está oferecendo algo que não é adequado para alguém que ainda está em formação não só física como psicológica, trazendo a representação de uma imagem corporal de uma mulher adulta para dentro da infância, e a oferta de maquiagem se assemelha a isso – considera. – A menina, então, vai construir sua imagem corporal em meio a esse caos de referências. Assim, cabe aos pais ficarem atentos para ver se o que está sendo vendido é de fato adequado para suas filhas e como esses produtos serão usados, se isso alimenta a infância da menina ou se está trazendo uma sexualização ou identificação com a idade adulta.
Diretor presidente da Estrela, Carlos Tilkian garante que a empresa está atenta a essas questões. Segundo ele, a criação da linha – que deverá incluir batons, esmaltes, sombras para os olhos e gloss – é fruto de dois anos de pesquisas em que foram ouvidos crianças, pais, psicólogos e educadores e identificada uma demanda que não estava sendo suprida adequadamente.
- Não estamos criando um mercado ou incentivando o consumo de maquiagem por crianças, mas, dado que já existe uma demanda, queremos que seu atendimento seja mais consciente e adequado e passe longe do conceito de erotização, procurando valorizar a menina como ela é, estimulando sua autoestima – afirma. – Nossa estratégia é muito mais no sentido de preencher essa lacuna no anseio de meninas que gostam e se maquiam com o consentimento dos pais, mas não encontram produtos voltados especificamente para elas.
Ainda de acordo com Tilkian, é de olho nisso que a empresa também decidiu por uma estratégia de só vender os produtos por meio de lojas próprias, e talvez futuramente franqueadas, dedicas exclusivamente à linha, numa rede que deverá se chamar “Estrela Beauty”.
- Queremos que as meninas possam ter uma vivência e experiência assessorada no consumo desses produtos, com uma mensagem de valorização e lúdica que seria difícil de levar com a venda por redes varejistas genéricas ou lojas de brinquedos – conclui.

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