Terça, 05 Dezembro 2017 20:14

PREFERÊNCIAS E VALORES QUE DEFINEM O CONSUMO

Avalie este item
(0 votos)

Pesquisa da GfK Brasil, mostra quais são as principais tendências em curso que estão influenciando o modo de consumir dos brasileiros.

Atualmente, 63% dos brasileiros consideram que a responsabilidade socioambiental deve fazer parte da cultura das empresas. Essa, a propósito, é uma das principais tendências em curso no País, de acordo com um recente estudo da GfK. 
“No Brasil, a preocupação das pessoas com o meio ambiente vem crescendo nos últimos anos e já supera em 10 pontos percentuais a média global’, revelou o diretor-geral da GfK Brasil, Felipe Mendes. “Essa nova consciência já está mudando a forma como o consumidor interage com as marcas e produtos”.
Segundo o levantamento, a chamada ecocidadania é a tendência que mais se destaca entre os entrevistados, com 39% de importância. Há cinco anos, as causas ambientais já lideravam a lista apurada pela GfK, mas sua participação estava em 37%. “Cada vez mais as pessoas pensam no impacto que a poluição ambiental e o aquecimento global têm sobre suas vidas. Ao escolher quais produtos comprar e que serviços usar, consideram com mais intensidade as conseqüências geradas ao planeta”, destacou Mendes.
Dentre as movimentações classificadas pela GfK como tendências em curso, o executivo destacou ainda que as mudanças mais acentuadas nos últimos cinco anos, além da questão ambiental, estão relacionadas à busca por bem-estar e à maior preocupação com proteção e segurança. No consumo, isso se reflete, por exemplo, na adoção de uma alimentação mais saudável e de hábitos simples, como ler com mais atenção os rótulos dos produtos.
“Outra questão bem valorizada no Brasil é a experiência de compra, tema que já vem sendo amplamente debatido pelo varejo. Nesse sentido, a economia de tempo e de dinheiro é a nova linguagem do consumidor”, concluiu Mendes.

Ler 89 vezes

BRASIL NA ROTA DO ENVELHECIMENTO

O Brasil terá mais idosos do que crianças e adolescentes, de até 15 anos, no prazo de duas décadas. O dado está em projeção divulgada pelo IBGE, no mês de julho, que aponta que o Brasil está em trajetória de envelhecimento e, em 21 anos, o número de idosos, com...

Leia Mais

OMO GANHA EMBALAGEM DE PLÁSTICO RECICLADO

A linha do lava-roupas Omo Multiação, produto da Unilever, ganhou uma edição especial com embalagem produzida com plástico reciclado recolhido do litoral brasileiro.

Leia Mais

MERCADO DE LIMPEZA DOMÉSTICA CRESCE; ATACAREJO SE DESTACA ENTRE OS CANAIS E PRATICIDADE GANHA IMPORTÂNCIA

Em uma época na qual o termo "tempo é dinheiro" não poderia ter uma conotação mais literal, as escolhas de consumo têm sido diretamente impactadas pela necessidade da realização de tarefas da forma mais prática possível - segundo a Kantar Consulting, 82% dos consumidores buscam cada vez mais formas de...

Leia Mais

PARA VENCER A RAZÃO...

No caos que nos atordoa, às vésperas de uma eleição que nos parece imprevisível e decisiva, o que nos consola é saber que o tempo que vivemos vai passar um dia.

Leia Mais

RENDA DE 35% DOS BRASILEIROS É INSUFICIENTE PARA PAGAR AS PRÓPRIAS CONTAS

A renda de 35% dos brasileiros é insuficiente para pagar as contas em dia, mostrou levantamento feita pela CNDL e SPC.

Leia Mais

INTERNAUTA TEM MIGRADO COMPRA POR MARCAS MAIS ECONÔMICAS

O internauta brasileiro está trocando marcas de alimentos mais caras por outras mais econômicas. É o que mostra um estudo do Ibope Conecta sobre alimentação. De acordo com a pesquisa, 69% dos ouvidos estão trocando por alimentos de marcas mais baratas.

Leia Mais

PREÇO DECIDE COMPRAS ONLINE

Levantamento afirma que 67% dos consumidores de lojas virtuais de fora do país consideram que produtos com valores menores são a principal vantagem. Entre os itens mais comprados, estão roupas, calçados e acessórios. 

Leia Mais

FGTS CONSIGNADO

O Ministério do Trabalho está dando os retoques finais num projeto para alavancar os empréstimos consignados para o trabalhador da iniciativa privada, atrelando como garantia os recursos do FGTS. A proposta, que terá que passar pelo crivo do Conselho Curador do FGTS, vai baixar os juros do consignado para o...

Leia Mais

BRASIL FICA ENTRE OS ÚLTIMOS EM RANKING DE CRESCIMENTO

Expansão foi uma das piores em lista de 43 países, superando apenas Hong Kong e México.

Leia Mais

NAS LOJAS, JUROS NAS ALTURAS

Varejista é mais tolerante com devedor para manter relação.Redes ganham com parcelamento. Para consumidor, todo cuidado é pouco.

Leia Mais

CLIENTES DO ATACAREJO VOLTAM A PROCURAR MARCAS LÍDERES

Os clientes do atacarejo voltaram a priorizar as marcas líderes na hora de montar a cesta de compras, principalmente em itens básicos, como arroz, feijão e óleo de cozinha, Para 58% dos clientes que consomem estes produtos, a marca é mais importante do que o preço.

Leia Mais

CERVEJAS APOSTAM EM MACONHA PARA CRESCER

O que as cervejarias americanas estão fazendo para se proteger contra a queda no crescimento de sua principal operação? No caso da empresa mãe da Corona, investindo com força na indústria da maconha.

Leia Mais

MARFRIG VENDE KEYSTONE E SEU VALOR ENCOLHE R$ 397 MILHÕES

Operação com a americana Tyson Foods por U$ 2,5 bi não foi confirmada oficialmente. Para analistas, mudança ajudará a reduzir endividamento.

Leia Mais

INADIMPLÊNCIA DEPENDE DE EMPREGOS E RENDA

O número de brasileiros inadimplentes se mostra estável, mas em patamar elevado.

Leia Mais

DADOS MOSTRAM RETOMADA DE CENÁRIO NO BRASIL

Os indicadores macroeconômicos recém divulgados mostram que voltamos, em partes, ao cenário anterior à greve dos caminhoneiros, mas a demanda segue fraca com a manutenção da desconfiança e do desemprego alto.

Leia Mais