Quarta, 30 Maio 2018 19:06

SAIBA QUAIS SÃO OS PRIMEIROS IMPACTOS DA REFORMA TRABALHISTA

Avalie este item
(0 votos)

A reforma trabalhista completou seis meses em vigor e seus impactos começam a ficar mais claros. Segundo especialistas, os primeiros resultados práticos da nova legislação podem ser considerados positivos. Melhoria nas negociações de contratos de trabalho para empresas e funcionários é um dos avanços mais citados.

 

Trabalho intermitente e home office
Celso Bazzola, diretor executivo da Bazz Estratégia em Recursos Humanos, destaca a possibilidade de rabalho intermitente e em sistema de home office entre as mudanças com maior destaque no interesse dos gestores de RH. Afinal, empresas com maior demanda nos fins de semana, por exemplo, antes enfrentavam dificuldades para contratar trabalhadores, mas agora contam com respaldo legal para ampliar as contratações.
Bônus e premiações
Bazzola observa também maior interesse por parte das empresas na concessão de premiações e bônus pelo bom desempenho de seus empregados após a entrada em vigor da reforma trabalhista.Tenho sentido uma ampliação na procura sobre esses temas pois a lei possibilita que a empresa proporcione mais aos colaboradores sem que seja muito onerada pelos impostos”, explica o diretor da Bazz Estratégia em Recursos Humanos.
Contribuição sindical
Fabiano Giusti, gerente trabalhista da Confirp Consultoria Contábil, percebe que a relação com os sindicatos também mudou depois que a contribuição sindical deixou de ser obrigatória, dependendo agora de autorização do trabalhador para sua cobrança. "Muitas pessoas deixaram de fazer essa opção por não observar vantagens. Já os sindicatos estão tendo que se reinventar, buscando oferecer mais aos trabalhadores sindicalizados”, avalia.
Redução das ações trabalhistas
Se nas semanas antes de a reforma trabalhista entrar em vigor houve uma corrida à Justiça do Trabalho, o cenário atual mostra que a nova legislação fez despencar a quantidade de ações trabalhistas. Levantamento do TST (Tribunal Superior do Trabalho) mostra que no primeiro trimestre deste ano a quantidade de novos processos ajuizados caiu 44,79%. Porém, ainda não se pode afirmar que o baixo número de ações se consolide como uma tendência, pondera o advogado Mourival Boaventura Ribeiro. Isso porque profissionais que militam na Justiça do Trabalho tem procurado melhor compreender como os Juízes irão julgar as demandas recém ajuizadas, para então definir suas estratégias", explica o sócio da Boaventura Ribeiro Sociedade de Advogados.

Ler 22 vezes

EXPORTAÇÃO DE GLICERINA ATINGE MARCA DE 40 TONELADAS EM JULHO

As exportações brasileiras de glicerina voltaram a bater recordes no mês de julho segundo os números mais recentes da balança comercial brasileira divulgado pelo ministério da indústria e Comércio Exterior e serviços.

Leia Mais

A SEGUNDA ETAPA DO eSOCIAL JÁ COMEÇOU

Nova obrigação, que entrou em vigor em janeiro, trouxe uma revolução para dentro das empresas, que estão adequando processos e tecnologias para atendê-la. Em julho, foi iniciada uma nova etapa, que abrange as pequenas e médias empresas. O que é o eSocial?

Leia Mais

NIELSEN MIRA E-COMMERCE BRASILEIRO

Diante do crescimento contínuo do comércio eletrônico no Brasil, a Nielsen decidiu entrar com força neste segmento e comprou a Ebit, consultoria especializada em informações de comércio eletrônico do Grupo Buscapé. O processo de aquisição está na fase final com o CADE e deve ser concluído nas próximas semanas.

Leia Mais

VENDAS DA COLGATE-PALMOLIVE CAEM NA AMERICA LATINA

O principal motivo foi a greve dos caminhoneiros no Brasil. Empresa continua líder de mercado em cremes dentais.

Leia Mais

DICAS PARA OTIMIZAR ENTREGA DE PRODUTOS

Traçar rotas para fugir do trânsito é uma das iniciativas. Além de reduzir o tempo nas entregas, gera economia com combustível e manutenção da frota.

Leia Mais

SIMPLUS E CONNECT SHOPPER VÃO DESENVOLVER SOLUÇÕES CONJUNTAS PARA O VAREJO

Com o objetivo de desenvolver soluções que melhorem gestão e operação das empresas, a Simplus, plataforma ventral de informações, imagens de produtos e automação de processos, acaba de firmar parceria com a Connect Shopper, empresa especializada em inteligência de mercado aplicada ao varejo, shopper marketing e gerenciamento de categorias.

Leia Mais

NOVA LEI EUROPEIA PARA PRIVACIDADE DE DADOS EXIGE ADAPTAÇÃO DE EMPRESAS NO BRASIL

Empresas que atuam nos mercados internacionais e nacionais alteram políticas de proteção de informações de usuários. Um novo regulamento europeu para a proteção de dados está exigindo adaptações de empresas brasileiras que operam com a Europa. Desde 25 de maio, países que integram a União Européia ou que captam dados de...

Leia Mais

FOFOCA NO TRABALHO GERA ATÉ R$ 30 MIL EM INDENIZAÇÕES

Empresa deve agir ao tomar conhecimento de qualquer boato que gere constrangimento a algum funcionário.

Leia Mais

70% DOS LOJISTAS ACHAM QUE ECONOMIA ESTÁ PIOR

As decepções com a atual situação da economia brasileira, somada à incerteza trazida pelo período eleitoral, fizeram com que 7 em cada 10 varejistas sentissem que a economia piorou em julho.

Leia Mais

TABELAMENTO DO FRETE JÁ IMPACTA VALORES DOS ALIMENTOS

O tabelamento do frete rodoviário, instituído pelo governo brasileiro para atender caminhoneiros após a histórica paralisação de maio, já está impactando os preços dos alimentos, que ficarão ainda mais caros, caso a medida não seja revista, afirmaram associações do setor do agronegócio e de transporte. 

Leia Mais

JOHNSON & JOHNSON É CONDENADA EM U$ 4,7 BI

A gigante farmacêutica J&J foi condenada, na Justiça americana, a pagar U$ 4,69 bilhões a 22 mulheres com câncer e suas famílias. Elas afirmam que um talco produzido pela empresa continha amianto e foi a causa da doença. A acusação argumentava que o uso do talco na higiene pessoal feminina...

Leia Mais

INADIMPLÊNCIA DAS EMPRESAS TEM A MAIOR ALTA EM 20 ANOS

Pelo menos 70% das dívidas em aberto têm como principais credores empresas do ramo de serviços.

Leia Mais

BANHEIRO DE BOLSO ECONOMIZA ÁGUA E REDUZ IMPACTOS AMBIENTAIS

O Número 1 apresenta-se como solução para quem teme enfrentar banheiros químicos ou expor os filhos a contaminações.

Leia Mais

AUMENTO DE IMPOSTOS

O próximo governo vai aumentar impostos. A questão é saber quais e de que forma. Alguns candidatos dizem que não vão aumentar, outros fazem ameaças vagas aos mais ricos. Outros dizem que reduzirão benefícios, o que é, na prática, elevar tributos. O tema é tabu no Brasil. O esforço deveria...

Leia Mais

MARFRIG RECEBE OFERTA DE COMPRA DA KEYSTONE FOODS

Unidade de alimentos processados para restaurantes está à venda.

Leia Mais