Quinta, 18 Outubro 2018 08:57

TECNOLOGIA EXCESSIVA PODE MINAR O NEGÓCIO

Avalie este item
(0 votos)

A corrida desenfreada de algumas empresas brasileiras para implementação de novas tecnologias pode, muitas vezes, ter o efeito contrário do esperado. Com isso, o posicionamento estratégico nos canais físicos e online deve começar a partir do ‘garimpo’ de dados sobre consumidor final. 

“Muitos comerciantes têm pressa para começar com operações digitais, mas antes há necessidade de passarmos por temas primordiais: comportamento do cliente tanto na loja física como na virtual, análise da infraestrutura de logística para as entregas”, afirmou a diretora-executiva do Ibevar, Patrícia Cotti.

De acordo com a executiva, um dos pré-requisitos mais valiosos atualmente é a capacidade de análise de dados individuais de cada cliente e, a partir disso, optar pelo treinamento na abordagem dos colaboradores ou ingresso no comércio eletrônico. “Poucas empresas do varejo brasileiro tem as áreas de TI e marketing integradas”, completou.

 

Em linha com a perspectiva da diretora-executiva do Ibevar, o vice-presidente de vendas e soluções para comércios da Visa, Fernando Pantaleão, afirmou que os investimentos em chatbot ou em novas ferramentas devem ser feitos conforme o nível de interatividade dos consumidores nas redes sociais. “Segundo uma pesquisa da CyberSource, em 2017, 72% dos usuários do Instagram fizeram ao menos uma compra depois de ver o item no aplicativo; no Facebook, 26% dos usuários adquiriram algum produto após clicarem em algum anúncio da plataforma”, observou Pantaleão. Ainda sobre o levantamento, ele indica que a influência das redes sociais sobre a decisão de compra dos consumidores cresceu 25% em relação a 2016. 

Tecnologia à conta gotas 

Nesse sentido, Pantaleão exemplifica alguns exemplos de iniciativas mega-tecnológicas fracassadas no mercado global. “Temos o caso do lançamento do óculos inteligente Google Glass que não deu certo e que atualmente é vendido com uma versão adaptada para algumas empresas”, disse. 

Segundo o VP, outro produto que estava caminhando para o mesmo caminho era o Apple Watch. “O relógio iWacth era um dos maiores micos desenvolvidos na época, mas a Apple repensou a proposta do produto e permitiu a conexão do item diretamente com o celular do cliente, abrindo outra utilidade para a tecnologia”, argumentou ele. 

Um dos exemplos dessa cautela e análise prévia do perfil do cliente é a rede de lojas de eletroeletrônicos Fast Shop. “Implementamos diversos projetos. Entre eles está o mapeamento do percentual de conversão de vendas na navegação online e elevação do fluxo das lojas físicas. Tínhamos parceiros que usavam o modelo de “clique e retire” simplesmente pela novidade, mas, no final das contas, a experiência do cliente não era boa”, disse o líder de marketing e inovação da Fast Shop, Fábio Purcino. 

Segundo o executivo, “há sempre um pensamento automático do off para o on, mas em alguns segmentos o movimento contrário também é importante”. Purcino menciona que essa análise gera um alinhamento assertivo de markerting, precificação no online e nos pontos físicos e escolha de plataformas parceiras. 

“Cerca de 30% de nossos clientes têm adesão à multicanalidade. A partir disso, temos mais noção de como implementar da melhor forma”, afirmou ele. Segundo Purcino o negócio iniciou um projeto com o Google para medir esse fluxo de clientes entre ambiente on e off. 

Atuando como um parceiro de lojistas físicos, o CEO da plataforma japonesa de e-commerce Rakuten, René Abe, afirma que essa é a chave para acelerar o poder de competitividade dos varejistas em todos os canais. “O consumidor quer conveniência. Queremos que as pessoas possam apontar sua câmera para um produto que gostou e o varejista seja capaz de entregar quando e onde for mais conveniente para o consumidor receber.”

Ler 13 vezes

FAMÍLIAS VOLTAM PARA CRISE E TROCAM MARCAS PARA ECONOMIZAR

A economia brasileira acelerou este ano, ainda que timidamente, e a inflação segue controlada. O desemprego ainda é alto, mas não piorou. Ainda assim, 15 milhões de lares entraram em situação de crise em 2018, ou seja, perderam a renda ou estão com dívidas em atraso. O número é superior...

Leia Mais

QUEDA DO CONSUMO FAZ POPULAÇÃO DIMINUIR COMPRA DE ITENS BÁSICOS

A aura de indefinição causada pelas eleições e incertezas da economia retraiu o consumo dos brasileiros no primeiro semestre de 2018 em comparação com os seis primeiros meses do ano passado. E mais do que isso: vários itens básicos deixaram de ser comprados no período analisado - importante ressaltar que...

Leia Mais

BLACK FRIDAY: HORA DE PESQUISAR E GUARDAR PROVAS

Levantamento mostra que 90% dos consumidores voltariam a comprar na megaliquidação. Mas problemas com atrasos na entrega, cancelamentos e risco de fraudes bancárias exigem atenção redobrada de clientes.

Leia Mais

MARCAS SE COMPROMETEM A CORTAR RESÍDUOS PLÁSTICOS

Grandes corporações, como Coca-Cola e Nestlé, atendem a pressão global. Grandes marcas, da Coca-Cola à Nestlé, prometeram cortar todos os resíduos de plástico de suas operações, no que a ONU chamou de o esforço mais ambicioso até agora para combater a poluição por esse material.

Leia Mais

INFLAÇÃO ACELERA EM TODAS AS FAIXAS DE RENDA

A inflação acelerou para os brasileiros de todas as faixas de renda em setembro. Contudo, a alta dos preços dos combustíveis foi mais intensa para as famílias mais ricas, mostrou o indicador do Ipea. Calculado com base nas variações de preços de bens e serviços pesquisados pelo IBGE, o indicador mostra...

Leia Mais

E-COMMERCE: FATURAMENTO NA BLACK FRIDAY DEVE CHEGAR A R$ 2,43 BI, DIZ EBIT

O comércio eletrônico deve faturar R$ 2,43 bilhões durante a Black Friday em 2018, crescimento de 15% na comparação com o ano passado, aponta a estimativa da Ebit. O número de pedidos pode registrar expansão de 6,4%, indo de 3,76 milhões para 4 milhões, já o tíquete médio deve chegar...

Leia Mais

BRASIL NA ROTA DO ENVELHECIMENTO

O Brasil terá mais idosos do que crianças e adolescentes, de até 15 anos, no prazo de duas décadas. O dado está em projeção divulgada pelo IBGE, no mês de julho, que aponta que o Brasil está em trajetória de envelhecimento e, em 21 anos, o número de idosos, com...

Leia Mais

OMO GANHA EMBALAGEM DE PLÁSTICO RECICLADO

A linha do lava-roupas Omo Multiação, produto da Unilever, ganhou uma edição especial com embalagem produzida com plástico reciclado recolhido do litoral brasileiro.

Leia Mais

MERCADO DE LIMPEZA DOMÉSTICA CRESCE; ATACAREJO SE DESTACA ENTRE OS CANAIS E PRATICIDADE GANHA IMPORTÂNCIA

Em uma época na qual o termo "tempo é dinheiro" não poderia ter uma conotação mais literal, as escolhas de consumo têm sido diretamente impactadas pela necessidade da realização de tarefas da forma mais prática possível - segundo a Kantar Consulting, 82% dos consumidores buscam cada vez mais formas de...

Leia Mais

PARA VENCER A RAZÃO...

No caos que nos atordoa, às vésperas de uma eleição que nos parece imprevisível e decisiva, o que nos consola é saber que o tempo que vivemos vai passar um dia.

Leia Mais

RENDA DE 35% DOS BRASILEIROS É INSUFICIENTE PARA PAGAR AS PRÓPRIAS CONTAS

A renda de 35% dos brasileiros é insuficiente para pagar as contas em dia, mostrou levantamento feita pela CNDL e SPC.

Leia Mais

INTERNAUTA TEM MIGRADO COMPRA POR MARCAS MAIS ECONÔMICAS

O internauta brasileiro está trocando marcas de alimentos mais caras por outras mais econômicas. É o que mostra um estudo do Ibope Conecta sobre alimentação. De acordo com a pesquisa, 69% dos ouvidos estão trocando por alimentos de marcas mais baratas.

Leia Mais

PREÇO DECIDE COMPRAS ONLINE

Levantamento afirma que 67% dos consumidores de lojas virtuais de fora do país consideram que produtos com valores menores são a principal vantagem. Entre os itens mais comprados, estão roupas, calçados e acessórios. 

Leia Mais

FGTS CONSIGNADO

O Ministério do Trabalho está dando os retoques finais num projeto para alavancar os empréstimos consignados para o trabalhador da iniciativa privada, atrelando como garantia os recursos do FGTS. A proposta, que terá que passar pelo crivo do Conselho Curador do FGTS, vai baixar os juros do consignado para o...

Leia Mais

BRASIL FICA ENTRE OS ÚLTIMOS EM RANKING DE CRESCIMENTO

Expansão foi uma das piores em lista de 43 países, superando apenas Hong Kong e México.

Leia Mais