Black Friday: hora de pesquisar e guardar provas

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Levantamento mostra que 90% dos consumidores voltariam a comprar na megaliquidação. Mas problemas com atrasos na entrega, cancelamentos e risco de fraudes bancárias exigem atenção redobrada de clientes.

Orientações para antes, durante e depois da compra.

. Pesquisa – O momento é de pesquisar: cheque preços em lojas físicas e on-line. Lembre que sites de comparação de preços costumam ter o histórico do valor do produto nos últimos meses, o que permite conferir se o desconto é vantajoso.

. Reputação – Durante a pesquisa, além de preço, investigue a reputação da empresa e do produto. Confira a lista de sites não recomendados do Procon-SP (sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php).

. Guarde provas – durante a pesquisa, tire print das páginas em que encontrou os melhores preços. Se os valores mudarem, você terá como comprovar a fraude. Também é importante documentar cada uma das fases da compra. Em caso de cancelamento pela empresa, é importante ter em mãos o máximo de provas para facilitar a reposição do produto ou, se for necessário, ir à Justiça.

. Atenção – Lembre que, nessa época, são criados muitos sites falsos, que reproduzem de maneira quase idêntica as páginas de grandes varejistas, a fim de realizar vendas fraudulentas. Cuidado ao clicar em links enviados por redes sociais, eles podem ser iscas pára roubar seus dados.

. Prazo – Antes de fechar a compra, atenção à data de entrega. Muitas empresas chegam a triplicar o prazo durante a promoção.

. Problemas – Se algo der errado, reclame à empresa e registre queixa no Procon.