Expansão no mercado de higiene e beleza para homens

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Eles não querem só cerveja, carnes e vinhos. Até 2022, as vendas de produtos de beleza, higiene e cuidados pessoais masculinos podem crescer 30,8%, chegando a uma receita de R$ 25,8 bilhões no Brasil, que no ranking mundial só fica atrás dos Estados Unidos nesse mercado.

Cuidados com o corpo e beleza não são mais temas que interessam apenas ao público feminino. O homem brasileiro também vem assumindo a sua vaidade e, cada vez mais, vem colocando em seus carrinhos de compra produtos especiais para pele, cabelo e barba.

Antes dominado pelas mulheres, agora o segmento de higiene pessoal e beleza se depara com esse novo consumidor, igualmente exigente.

“O público masculino passou a demandar produtos com atributos e benefícios específicos para suas necessidades, que fossem além do desodorante e do perfume. Como resposta, várias marcas do segmento passaram a investir mais em linhas exclusivas para eles, com produtos para cabelo e skincare, por exemplo”, afirma o presidente-executivo da Abihpec, João Carlos Basílio.

É fato que existe muito espaço para ser ocupado neste mercado pela indústria e pelo varejo, afinal, a mudança de postura dos homens frente a temas como a beleza é, relativamente, recente. Porém, os números mostram que essa relação vem evoluindo nos últimos anos e que as projeções para o futuro são otimistas.

De acordo com a Euromonitor International, o desempenho da cesta denominada pela empresa como Men’s Grooming, que agrega produtos de barbear, de higiene pessoal e fragrâncias masculinas, vem evoluindo no Brasil.  Em cinco anos, as vendas desses produtos cresceram 70% no Brasil, indo de R$ 11,66 bilhões, em 2012, para R$ 19,8 bilhões, em 2017. Já a previsão de alta para o período de 2017 até 2022 será de 30,8%, chegando a R$ 25,8 bilhões. Segundo pesquisa da consultoria, o mercado brasileiro de produtos masculinos é o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. No ranking, depois do Brasil, estão Alemanha, Reino Unido e China.

O que mais os homens procuram?

1. Melhorar a autoestima e o bem-estar – Ele percebeu que uma boa aparência e o cuidado pessoal ajudam a ter sucesso pessoal e profissional.

2. Praticidade – Produtos que descompliquem a rotina estão no topo da lista de desejos. Nesse ponto, itens com multibenefícios ganham a preferência desse consumidor. Por exemplo, xampu que também serve para fazer a barba. Ou xampu com condicionador junto.

3. Produtos personalizados – Os homens estão mais exigentes. Eles sabem que sua pele e seu cabelo, por exemplo, têm necessidades diferentes das demonstradas por mulheres. Assim, procuram marcas que ofereçam produtos específicos.

4. Linguagem direta na comunicação – Rótulos de fácil e rápida compreensão, que digam para que serve o produto e como usar de um jeito simples e direto. Embalagens mais sóbrias e elegantes.