Recolhimentos previdenciários

Você está visualizando atualmente Recolhimentos previdenciários

Temos recebido consultas de associados quanto ao direito ao aproveitamento de créditos decorrentes dos recolhimentos previdenciários realizados sobre descontos dos salários de seus empregados, a título de vale-transporte e vale-alimentação.

Afinal, de acordo com o entendimento apresentado por algumas empresas de consultoria, os Tribunais Superiores teriam pacificado o entendimento de que referidos descontos possuiriam natureza indenizatória e, portanto, todo e qualquer recolhimento previdenciário configuraria crédito passível de aproveitamento administrativo (compensação administrativa).

No entanto, com o intuito de evitar questionamentos e autuações fiscais aos nossos associados, consultamos nosso departamento jurídico que entende importante compartilhar a nossa plena discordância com o aludido entendimento, na medida em que:

. O posicionamento jurisprudencial pacificado pelos Tribunais Superiores, relativo a tributação previdenciária sobre as parcelas de transporte e alimentação, faz referência apenas aos gastos incorridos pela empresa sem tratar da natureza das parcelas descontadas do salário dos empregados.

. A legislação e a jurisprudência são claras em estabelecer que a denominação atribuída a uma verba (como, por exemplo, “desconto”) não autoriza, por si, classificá-la como verba de natureza indenizatória ou desprovida de natureza remuneratória. Caso assim não fosse, todo e qualquer “desconto” do empregado (assistência médica, seguro de vida, clube, academia, estacionamento, convênio farmácia, etc) não seria passível de tributação previdenciária, o que careceria de fundamentação legal.

. A exclusão dos referidos descontos na apuração da contribuição previdenciária devida pela empresa gera a redução da base para o cálculo dos benefícios previdenciários dos empregados (a remuneração), o que certamente ensejará questionamentos, além de natureza ficais, de natureza civil e trabalhista.