52% dos brasileiros usam inteligência artificial em compras

No momento, você está visualizando 52% dos brasileiros usam inteligência artificial em compras
Crédito: Freepik

Mais da metade (52%) dos brasileiros usaram ChatGPT ou outros assistentes de inteligência artificial (IA) para auxiliar nas compras nos últimos 12 meses, um aumento de 52% em relação ao ano anterior. Entre esses consumidores, 18% recorreram à tecnologia pela primeira vez no último ano. É o que revela o Relatório do Varejo 2025 da Adyen, provedora de tecnologia de pagamentos para empresas. Os consumidores afirmam que a IA contribui com a escolha de produtos, como roupas, refeições e outros (74%). Além disso, 72% gostariam de encontrar marcas e experiências diferentes dessa forma, enquanto 70% estariam dispostos a fazer aquisições via IA no futuro.

Adesão da IA no Varejo

Mais de dois terços (77%) dos consumidores que usam IA notaram que os varejistas estão adotando a solução para recomendar produtos e 70% afirmam que as marcas que consomem já incorporaram ferramentas de busca impulsionadas pela tecnologia. Entre os varejistas, quase metade (48%) dos entrevistados brasileiros disse que investiria em IA para apoiar suas atividades de vendas e marketing. Outros 42% planejam usar a tecnologia para inovação de produtos.

 “Está claro por que a IA assumiu o primeiro lugar como o facilitador de crescimento mais citado para 2025. Com IA nos pagamentos, por exemplo, transações legítimas são otimizadas e aceleradas, enquanto transações fraudulentas são rapidamente identificadas”, destaca Renato Migliacci, Vice Presidente de Vendas da Adyen Brasil.