76% dos brasileiros preferem comprar online, revela pesquisa

Você está visualizando atualmente 76% dos brasileiros preferem comprar online, revela pesquisa

O comportamento do consumidor vem mudando ano após ano impulsionado por fatores geracionais, tecnológicos e socioeconômicos, e segundo a pesquisa CX Trends 2024, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, o consumidor brasileiro é híbrido, navegando entre lojas físicas e virtuais. 76% dos consumidores realizaram compras online em 2023, enquanto 67% optaram por lojas físicas no mesmo período. Além disso, 47% realizaram compras por meio de aplicativos. Outro destaque ficou por conta das lojas online (68%) e os marketplaces (66%), que são os locais favoritos dos consumidores para realizar suas compras. A conveniência, a variedade de produtos e os preços competitivos são fatores-chave que atraem os consumidores para o ambiente digital. 

Experiência Omnichannel

  O levantamento ainda destacou o crescimento do e-commerce e a valorização da experiência omnichannel, que é essencial para proporcionar uma experiência de compra integrada e sem fricções. “Os consumidores não buscam apenas transações comerciais, mas sim experiências de compra memoráveis. Atendimento personalizado, ambientes interativos e agradáveis nas lojas físicas e estratégias de marketing sensorial estão se tornando diferenciais competitivos. Programas de fidelidade e eventos exclusivos são outras táticas utilizadas para engajar e recompensar a lealdade dos clientes”, ressalta Rodrigo Ricco, fundador e diretor geral da Octadesk.