Johnson & Johnson, Accor e Grupo Boticário são as três melhores grandes empresas para mulheres trabalharem no Brasil. O reconhecimento foi dado pela GPTW (Great Place To Work), na quarta edição do prêmio GPTW Mulher.
O Grupo Boticário ficou com a terceira posição, a melhor entre as empresas brasileiras que concorreram ao prêmio.
O objetivo da iniciativa é reconhecer as empresas com as melhores práticas do mercado de incentivo à liderança feminina.
“O Grupo Boticário acredita na beleza das relações e valoriza a multiplicidade entre seus colaboradores. Mais do que respeitar a diversidade, vemos as diferenças como alavancas de inovação e crescimento e a valorização da equidade de gênero sempre esteve presente na nossa empresa, desde a primeira franquia, que foi fruto do empreendedorismo de uma mulher”, afirma, em nota, Renata Gomide, diretora de marketing do Grupo Boticário e responsável por receber o prêmio em nome da companhia.
Hoje, em torno de 70% dos cargos de gestão do Grupo Boticário são ocupados por mulheres.
O compromisso da companhia é manter a alta participação das mulheres na liderança.
Entre as iniciativas para continuar promovendo maior equidade, o Grupo Boticário lançou em 2019 cinco grupos internos de afinidade, sendo um para cada dimensão da estratégia de Diversidade e Inclusão da companhia: Pessoas com Deficiência, LGBTI+, Gerações, Etnia e Raça e Equidade de Gênero.
A ideia é ouvir sugestões para a partir delas promover políticas que ampliem a participação de todos e todas no negócio do Grupo de uma forma que a conexão com nossos consumidores também seja fortalecida.
Esta edição do ranking do Great Place To Work contou com 575 empresas inscritas, que, para concorrer a uma posição do ranking, deveriam cumprir com alguns critérios como ter no mínimo: 100 colaboradores, 15% de mulheres no quadro geral e 15% nos cargos de gestão.
As premiadas têm, em média, 40 anos de existência e 34 delas têm operações no exterior.
Os setores da economia que mais concentram organizações que se destacam pelo ambiente de trabalho equânime em termos de gênero são: Serviços Financeiros e Seguros (15 empresas), Tecnologia da Informação (11), Serviços Profissionais (9) e Serviços de Saúde (9).