As escolhas das marcas, antes e durante a pandemia

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O ranking Brand Footprint, realizado há oito anos pela Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, revelou as marcas mais escolhidas pelos consumidores de todo o País, em 2019, além de incluir uma análise especial sobre o impacto da Covid-19, entre os meses de janeiro e abril deste ano.

Foram analisadas mais de 290 marcas no Brasil, durante o ano de 2019, e as preferidas dos brasileiros foram respectivamente pela: Coca-Cola, Ypê, Italac, Colgate e Tang.

Além disso, 86% das Top 50 mudaram de posição no ranking, com destaque para a Oral-B, que ganhou 22 lugares e entrou no Top 50 pela primeira vez. A Aurora, Quero e Bombril também subiram 7, 6 e 5 posições (nesta ordem).

Marcas como os sucos Del Valle também se destacaram nos lares, em 2019, com +6,2 pontos percentuais de penetração, o que representa mais de 3,4 milhões de novos compradores, seguida pela Skala (+3,3 milhões de novos lares) e a Visconti (+3,1 milhões).

Entre as cestas, a Nissin foi a marca mais escolhida na categoria de Alimentos, a Coca-Cola como líder entre as Bebidas, a Italac no setor de Lácteos e Substitutos, a Ypê nos Cuidados com o Lar, e a Colgate no caso dos Cuidados Pessoais.

Em comparação com 2018 e antes da pandemia, o brasileiro chegou a aumentar em 4% o valor gasto com as compras de bens de consumo massivo, especialmente nos lares com uma ou duas pessoas (+6%) e aqueles formados pelas donas de casa com mais de 50 anos (+5%). Entre os canais de compra, o destaque ficou para os atacarejos, com crescimento em valor de 12%, e as farmácias e drogarias, com 6%.

Os reflexos da Covid-19 na escolha das marcas

De janeiro a abril de 2020, quando o mundo já convivia com o impacto da pandemia, 49% das marcas cresceram em CRP (Consumer Reach Point) no Brasil. Nesse contexto, as marcas locais ganharam ainda mais relevância, representando mais de 65% do mercado em valor, contra 64% no mesmo período do ano anterior. Considerando as cestas, como a de Alimentos, os Lácteos e os Cuidados com o Lar, as marcas locais tiveram mais força, com presença de 84%, 78% e 75%, respectivamente.

E como era de se esperar, com as rigorosas recomendações em relação à higiene no combate ao coronavírus, os gastos com as cestas de Cuidados com o Lar e Cuidados Pessoais cresceram no curto prazo. Os brasileiros gastaram até 11% a mais, adquirindo os produtos da primeira cesta, e +5% em relação à segunda.

Diante desse novo cenário, a Tixan, Ypê e Limpol são as Top 3 marcas na preferência nacional para a limpeza da casa, enquanto a Lux, Close Up e Skala são as mais escolhidas para os cuidados pessoais. Entre os produtos, o cloro (+52%), a esponja de aço (+44%), o papel higiênico (+25%) e o absorvente higiênico (+12%) registraram os maiores crescimentos em valor.

Em termos de categorias, a Aurora, a Perdigão e a Sadia foram as líderes nas escolhas de Alimentos dos brasileiros, nos quatro primeiros meses no ano. E a Sukita foi a que mais cresceu, depois da Coca-Cola e a Heineken, na categoria Bebidas.

Entre os lácteos, o top 3 ficou com a Piracanjuba, Vigor e a Danone. E de forma geral, o Top 10 das marcas que mais ganharam penetração no País, entre os meses de janeiro e abril de 2020, foram: a Aurora, Lux, Perdigão, Tixan, Piracanjuba, Sadia, Pullman, Parmalat, Gallo e Alto Alegre, nessa ordem.

Além disso, o estudo mostra que os casais com crianças pequenas, lares monoparentais e com crianças de até 12 anos, além da Classe C, foram os grupos que mais aumentaram os seus gastos em valor, com FMCG (do inglês Fast-Moving Consumer Goods ou bens de grande consumo), se comparados aos índices de janeiro a abril de 2020 com o mesmo período de 2019.