Segundo levantamento da empresa especializada em dados de comportamento do consumidor online, Social Miner, em parceria com a Neotrust | Compre & Confie, ClearSale e ANYMARKET, os e-commerces brasileiros faturaram R$ 5,3 bilhões durante a Semana do Brasil, que aconteceu de 3 a 13 de setembro.
Esse valor representa um aumento de 65% em relação a 2019.
Além do aumento no faturamento, o número de pedidos nas lojas online foi 52% maior que 2019, chegando a 12,2 milhões.
Além do aumento no faturamento, a pesquisa apontou que o número de pedidos foi 52% maior que no ano passado, chegando a 12,2 milhões, e o ticket médio aumentou 8%, R$436, ante R$403 em 2019.
Os dados foram apurados entre 1 e 15 de setembro.
Por região, o sudeste respondeu pela maior parte das compras, com 61%, seguido pelo sul, com 18%, e o Nordeste, com 13%.
Quanto ao público, os homens compraram ligeiramente mais que as mulheres, sendo responsáveis por 51% das conversões, e apostaram em itens da categoria eletrônicos e informática (73%), bebidas (72%) e artigos de casa e construção (61%).
As mulheres (49%), por sua vez, apostaram em itens de beleza, categoria que representou 89% das compras.
Moda e acessórios representaram 67%; e farmácia e saúde, 72%.
Do total de compradores, 67% preferiram utilizar o desktop para realizar suas compras, e 33% escolheram o celular, que registrou um crescimento de 9 pontos percentuais sobre os 24% do mesmo período no ano passado.
A Social Miner também destacou o crescimento de 107% na taxa de recompra, que passou de 2,7%, no ano passado, para para 5,6%.
A Semana do Brasil foi criada em 2019 pelo Governo Federal com o objetivo de trazer descontos em varejistas para atrair clientes, aumentar as vendas, e aquecer a economia do país.
No contexto econômico provocado pela pandemia de Covid-19, ela se tornou especialmente importante, uma vez que, assim como muitos países, o Brasil encontra-se em recessão, após queda de 9.8% no PIB, segundo dados do IBGE.