Natura & CO registrou crescimento de 200% no lucro líquido no quarto trimestre

No momento, você está visualizando Natura & CO registrou crescimento de 200% no lucro líquido no quarto trimestre

O grupo brasileiro de beleza Natura & Co (Natura, The Body Shop, Aesop e Avon) reportou um lucro líquido de 177,4 milhões de reais no quarto trimestre de 2020, o que representa um crescimento de 200% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo aumento das vendas digitais de todas as marcas (+79%), e “superando significativamente o mercado global de CFT no trimestre e no ano, em aproximadamente 6 pontos percentuais”, informou a empresa.

A receita líquida consolidada do grupo aumentou 24,3% para 12 bilhões de reais, em uma base reportada, e +6,4% em moeda constante, com crescimento nas vendas em todas as suas quatro marcas.

O EBITDA ajustado, por sua vez, aumentou 12,3% para 1,5 bilhão de reais, com margem de 12,4%.

A empresa comentou que as vendas sociais continuam crescendo, com a receita dos catálogos virtuais crescendo quase 90% em relação ao quarto trimestre de 2019 na Avon globalmente.

O modelo de negócios da americana Avon – mais recente aquisição do grupo – claramente deu certo durante o período, com a marca menos dependente de lojas físicas do que muitas concorrentes de beleza.

A Avon International teve um crescimento da receita líquida de 12,1%, com um desempenho particularmente forte no Reino Unido, onde registrou um crescimento de vendas de 3% em moeda constante – o primeiro em uma década – e ganhou participação de mercado pelo terceiro trimestre consecutivo.

O EBITDA ajustado foi de 118,9 milhões de reais, mas também com uma margem inferior de 4,1% (-560 pontos base), refletindo os investimentos nas áreas de marca, digital e comercial para acelerar o crescimento futuro.

A britânica The Body Shop registrou mais um trimestre forte, com crescimento de 48,4% da receita líquida, para 2.075,9 milhões de reais, impulsionada pelos canais diretos, com +206% no At-Home, +72% no e-commerce (que juntos representaram 40% das vendas totais no período), e redução de descontos.

Reino Unido e Austrália lideraram a expansão da receita.

O EBITDA ajustado foi de 492,8 milhões de reais, embora a margem ajustada de 23,7% tenha caído 290 pontos base no trimestre.


A australiana Aesop registrou crescimento de 62,1% na receita líquida, com “um desempenho memorável na Ásia, sobretudo no Japão, maior mercado da companhia, bem como Taiwan e Coreia” e um crescimento de 190% nas vendas online.

O EBITDA cresceu 66,1% para 271,6 milhões de reais, com a margem subindo 90 pontos base para 37,1%.

Por sua vez, a Natura & Co América Latina registrou aumento de 20,5% na receita líquida, com forte crescimento tanto no Brasil (+16,2%), quanto na América Hispânica (+44,5%).

O EBITDA ajustado cresceu 33,6%, para 774,1 milhões de reais, com a margem EBITDA ajustada crescendo 120 pontos-base para 12,2%.

Na América Latina, o número de consultoras Natura compartilhando conteúdo cresceu mais de 300% desde o primeiro trimestre e o número de pedidos por meio de mais de 1 milhão de lojas online de consultoras aumentou 60%.

A empresa também fortaleceu sua estrutura de capital também no quarto trimestre, com a conclusão bem-sucedida em outubro de um aumento de capital de 1 bilhão de dólares, que permitiu desalavancar significativamente seu balanço, e encerrar o ano de 2020 com uma relação dívida líquida/ EBITDA de 0,97 vezes.