Boticário é a primeira empresa brasileira a utilizar tecnologia de realidade aumentada do You Tube

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A empresa brasileira de cosméticos, O Boticário, se tornou a primeira do país a utilizar a tecnologia de realidade aumentada do YouTube em suas campanhas de vídeo.

A parceria veio como solução para a divulgação do lançamento de linha de batons Make B. durante a pandemia, que além provocar os fechamentos de lojas, impediu os testes físicos de produtos.


A campanha começava na página inicial, nos resultados de busca ou nos vídeos sugeridos do YouTube com um vídeo de call-to-action para testar os batons.

O usuário, então, era direcionado para a página da ação onde podia ativar sua câmera e testar 15 opções de novos tons selecionados pela marca, emulando a experiência na loja.

Essa segunda página também permitia redirecionamento para o e-commerce do Boticário.

De acordo com O Boticário, a campanha impactou 7 milhões de pessoas e alcançou 94 mil interações, com 14 mil vendas direcionadas pela campanha, 8 vezes mais que a segunda maior campanha da marca em 2020.

“O Boticário foi o parceiro perfeito para inaugurar nossa solução de realidade aumentada no Brasil.

A marca já tem uma forte cultura de campanhas em vídeo muito bem sucedidas e o tema ‘beleza’ segue em alta, mesmo durante a pandemia, com mais de 300 milhões de buscas mensais pelo termo”, conta Julia Frigo, Head of Commerce do Google Brasil para Bens de Consumo e Tecnologia.

“A experimentação é algo natural para os consumidores de cosméticos, sobretudo nos itens que trazem cor, como batons. Mas como viabilizar o ato de experimentar sem colocar em risco a saúde das pessoas e respeitando normas de biossegurança?

Tivemos que ser criativos e pensar em uma nova solução para levar nossos produtos até os consumidores, em um contexto tão desafiador.”, explica Celio Guida, Head de Mídia, Business Intelligence & Performance do Grupo Boticário.

“Em um período sem precedentes, fazer uso de tecnologias de realidade aumentada foi chave para manter a proximidade e a conexão entre nossa marca e o público no ambiente digital.

O YouTube ganhou ainda mais relevância no segmento e inaugurarmos essa funcionalidade foi muito importante para o sucesso da campanha.”


O Boticário foi criado em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades, e mais de 900 franqueados, além de presença em mais de 15 países.

Seu portfólio oferece mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais.