Grupo Boticário anuncia plano ambicioso de gestão de resíduos até 2030

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O Grupo Boticário acaba de anunciar um plano ambicioso de gestão de resíduos.

Ao todo, o grupo assume 16 compromissos socioambientais em duas grandes frentes: inspiracionais e estratégicas.

Nos próximos dez anos, a empresa se responsabilizar por reduzir, reutilizar e reciclar o equivalente a 150% de todo o resíduo sólido gerado em sua cadeia de valor.

E também quer reduzir a desigualdade social de 1 milhão de brasileiros transformando a realidade da gestão de resíduos no Brasil.

Já os 14 compromissos estratégicos estão organizados em quatro pilares de atuação: I – Neutralizar impacto ambiental; II – Potencializar a conservação da biodiversidade; III – Impulsionar a beleza transparente; e IV – Alavancar a diversidade e inclusão.

Todos os compromissos estão reunidos na plataforma ” Uma Beleza de Futuro “.

“ESG não é uma agenda nova para nós, mas os novos tempos apresentam cenários complexos que exigem um comprometimento ainda maior e, por isso, estamos avançando na agenda social, deixando um legado que vai muito além da nossa cadeia”, afirma Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário.

A ampliação do programa de logística reversa própria para todas as marcas e canais de venda é uma das iniciativas de reciclagem.

Desde 2006, a empresa possui inciativas proprietárias de logística reversa com mais de 4 mil pontos de coleta distribuídos por 1.751 municípios.

É o maior programa de logística reversa em pontos de coleta de uma empresa do Brasil.

Além da circularidade, a empresa irá utilizar a força de seu ecossistema para estimular sustentabilidade em toda cadeia de valor.

Do lado de inovação com parceiros, está o Eco Álcool – produzido a partir do bagaço da cana e outros resíduos de biomassa – que estará presente em 100% das fragrâncias produzidas a partir de 2021, resultando não só no reaproveitamento de resíduos, mas também em 30% de redução na pegada de carbono em relação ao álcool tradicional.

Em sua operação de fabricação e distribuição, o Grupo já atingiu 96,9% de reciclagem em 2020, e continuará a jornada para alcançar 100%, além de investimento em iniciativas de redução na geração de resíduos.

O Grupo Boticário irá repensar todo seu portfólio priorizando a não geração de resíduos (desmaterialização).

Essas iniciativas já fazem parte da estratégia da empresa: existem refis para inúmeras linhas como as loções de Nativa Spa e Cuide-se Bem, de O Boticário, que utilizam 69% menos plástico que o frasco tradicional. O plano prevê ampliar a refilagem para linhas de perfumaria.

O portfólio será ainda mais reciclável com o lançamento de maquiagens monomateriais em 2022 e com o aumento do material reciclado em embalagens.

O portfólio atual já contempla embalagens produzidas com 100% de material reciclado, como o hidratante Nativa Spa Orgânico e Loção Hidratante Intense da Eudora.

A empresa também está estudando o uso de materiais alternativos, como biodegradáveis ou hidrossolúveis.

Além de criar diversas iniciativas que impactam positivamente a sociedade, o Grupo Boticário também avança em governança corporativa.

A companhia criará um Comitê Executivo voltado exclusivamente para a discussão estratégica de Diversidade e Sustentabilidade, além de garantir o acompanhamento e cumprimento dos compromissos assumidos até 2030.