Safilo pisa no acelerador da sustentabilidade com a Evonik.
A parceira de vinte anos do grupo italiano especializado em óculos, líder mundial em produtos químicos especializados, desenvolveu um material sustentável para a produção de lentes solares que estreará em janeiro de 2022, com a coleção primavera-verão da marca Boss.
Trata-se do polímero Trogamid myCx eCo, composto por 40% de biomassa e produzido inteiramente com energia renovável, com redução de 50% nas emissões de carbono.
Graças às suas propriedades mecânicas, resistência ao stress cracking e quebra, ele pode ser usado em lentes de sol premium, visores e óculos de proteção para esqui e snowboard.
“A sustentabilidade é parte integrante da filosofia corporativa da Safilo e está firmemente enraizada em nossa estratégia de negócios: por isso, a parceria com um líder em especialidades químicas como a Evonik continua a ser tão importante para experimentar novos materiais sustentáveis e acelerar a evolução da nossa indústria”, declarou Vladimiro Baldin, chief licensed brand e global product officer do grupo Safilo.
O novo polímero será utilizado progressivamente em outras marcas do portfólio, que inclui marcas próprias como Carrera, Polaroid e Blenders, e sob licença, incluindo Fendi, Givenchy e Missoni.
O grupo também é o primeiro player na indústria de óculos a apresentar este material, formulado especificamente para aplicações ópticas.
A Safilo possui filiais diretas em 40 países, uma rede de mais de 50 parceiros em 70 outros países e atinge cerca de 100.000 pontos de venda selecionados em todo o mundo. Em 2020, a empresa registrou um volume de negócios líquido de 780,3 milhões de euros.