Novos hábitos de consumo na América Latina após um ano de pandemia

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Brasileiros são os líderes no crescimento das compras online e na higiene do lar, de acordo com estudo da Kantar

De acordo com o mais recente estudo Barômetro COVID-19, realizado pela Kantar, os hábitos na pandemia dos latinos passam mais tempo com a família, fazem mais home office e estão mais conectados virtualmente do que o resto do mundo.

Eles também comem menos comida saudável (18%) contra a 22% da média global e fazem menos compras online (24%) do que nos demais continentes (27%).

O estudo perguntou a 11.000 entrevistados de 21 países quais comportamentos estão adotando mais agora em comparação ao período anterior à pandemia.

Entre os povos latinos, os brasileiros foram os que mais incrementaram suas medidas de higiene dentro do lar para combater o novo coronavírus, com 36% da população mudando seus hábitos de higiene, contra 25% dos mexicanos e colombianos.

A Colômbia, por exemplo, foi o país onde as pessoas passaram maior tempo em casa com a família (33%), seguido de México (30%) e logo atrás, Brasil (29%) e Argentina (28%).

Home office

 home office, método de trabalho que a população mundial se viu obrigada a adotar durante o período de isolamento social, deve, então, seguir sendo praticado por alguns.

Por exemplo, 29% dos colombianos e 23% dos argentinos seguem trabalhando de casa.

Durante a pandemia os canais digitais ganharam relevância em toda a América Latina, uma tendência, portanto, que deve se manter no futuro.

A saber, o Brasil foi o país que registou maior aumento de compras online na região, com 30% de incremento.

Enquanto a Argentina aparece em última posição, com 20%.

Em comparação com o período antes da pandemia, quais comportamentos você está fazendo mais agora?

 “O isolamento social mudou a forma de comprar na América Latina. 

Entre os países da região, a Argentina era o país que tinha o canal de compras online mais desenvolvido antes da pandemia. Já Brasil e México eram os que apresentavam menor penetração desse canal. A pandemia serviu como um catalisador para o e-commerce no Brasil.”, comenta a Diretora de Brand & Commerce da divisão Insights da Kantar, Luciana Piedemonte.

Outro dado relevante da pesquisa é que 28% dos colombianos levam uma vida mais saudável agora, se exercitando em casa, do que antes da pandemia.

Enquanto 23% dos mexicanos passaram, então, a cuidar da alimentação e optaram por comer de forma mais saudável.

Pergunta feita aos entrevistados:

Em comparação com o período antes da pandemia, quais comportamentos você está fazendo mais agora?

A pandemia trouxe novos ensinamentos e hábitos.

De acordo com a pesquisa da Kantar, o nível de consumo online que foi alcançado durante o isolamento será mantido.

E, diante desse novo normal, as marcas terão que desenvolver novas estratégias para satisfazer o novo consumidor pós-Covid-19.