Blockchain deve estar na pauta de todo tipo de negócio, alerta executivo da FedEx

No momento, você está visualizando Blockchain deve estar na pauta de todo tipo de negócio, alerta executivo da FedEx

Dale Chrystie falou sobre a tecnologia em evento promovido pela Gouvêa Ecosystem.

Mesmo que você escolha não usar blockchain no seu negócio pelos próximos anos, é importante que alguém, dentro da sua empresa, se concentre nesse tema e aprenda tudo sobre ele.

Esse profissional será a pessoa que, muito em breve, poderá traçar um cenário totalmente disruptivo para a companhia.

O alerta é do estrategista de blockchain da FedEx, Dale Chrystie.

Ele participou, nesta quinta-feira (25), da 5ª edição do evento “Quando os presidentes se encontram”, promovido pela Gouvêa Ecosystem em parceria com o BRI (Blockchain Research Institute) Brasil.

Dale Chrystie admite que o tema não é dos mais fáceis, e que, passados cinco anos desde que começou a ganhar destaque, uma pergunta ainda é recorrente: “o que é blockchain?”

Ele mesmo dá uma definição para o sistema que permite rastrear o envio e recebimento de dados pela internet:

“Blockchain é uma tecnologia, mas não é apenas isso. É algo que traz autenticidade e proveniência para os produtos. Muda algo que era subjetivo para objetivo”, define.

O executivo afirma que a tecnologia tem o potencial de transformar cadeias de suprimentos.

” Vamos conseguir acompanhar os produtos desde a matéria-prima até o pós-entrega. Seja o relógio Rolex ou a bolsa Gucci, tudo será rastreado em toda sua jornada.”

Dale Chrystie cita outro exemplo prático, este ligado ao tema do momento, a vacinação contra a Covid-19.

Hoje quem é vacinado recebe um comprovante em papel. Mas isso na verdade não prova nada.

Houve gente que fraudou certificados de vacinação.

Mas, quando você conecta dados de matéria-prima, fabricação, transportador, fronteira, local, hospital, injeção e certificado, é possível provar que a vacina foi dada de forma eficaz e confiável.”

Dale Chrystie, estrategista de blockchain da FedEx

Programas de fidelidade

O evento “Quando os presidentes se encontram” contou com a participação, também, do blockchain project expert do BRI, Douglas Heintzman. Ele comentou como a tecnologia tem potencializado o relacionamento entre marcas e consumidores.

“Quando os cartões de fidelidade se tornam digitais, os fornecedores podem combinar os programas de fidelidade múltiplos e tratar os clientes de maneira holística”, disse.

Segundo ele, com o blockchain será possível a criação de tokens por um grupo de empresas, que poderão captar os clientes e trazê-los para dentro do espaço.

Heintzman destacou que a gestão eficaz do cliente é fundamental, mas que a identificação é apenas a ponta do iceberg.

As empresas que monitoram e detêm as informações dos usuários monetizam a partir desses dados e estão entre as maiores do mundo, como Facebook, Amazon e Tesla.

“No mundo do blockchain, eu tenho domínio sobre meus dados e vou expor para as pessoas com as quais eu tenho contato. Elas vão me recompensar por eu dar acesso aos meus dados”, disse.