Política Nacional de Resíduos Sólidos instituiu como meta a reciclagem de pelo menos 22% das embalagens
Empresa que atua na certificação da logística reversa de embalagens pós-consumo, a eu reciclo tem conseguido fazer com que seus clientes adotem estratégias de compensação ambiental pelo uso de seus sistemas de acondicionamento.
Para ele, existe uma enorme dificuldade de realizar a logística reversa e a reciclagem dos resíduos sólidos em um País tão grande quanto o Brasil.
“Afinal, uma embalagem comercializada no sul do País pode ser descartada, por exemplo, no norte.
Quando a marca se compromete com essa causa e investe na cadeia de reciclagem, conseguimos garantir que uma quantidade equivalente foi efetivamente reciclada na região certa”, diz.
Meta de reciclagem
O especialista lembra que a Política Nacional de Resíduos Sólidos já instituiu como meta a reciclagem de pelo menos 22% das embalagens colocadas no mercado.
“Cerca de 20% dos nossos clientes fazem a compensação ambiental de mais embalagens do que exigido por lei. Isso mostra uma tendência no setor”, complementa.
Segundo ele, o valor investido pelas empresas que aderem ao sistema de certificação vira renda adicional aos profissionais do setor, dando uma remuneração mais justa pelo serviço ambiental prestado.
A homologação de operadores parceiros também é um dos pontos fortes na operação da empresa.
A ideia é promover a formalização e o desenvolvimento do setor, tornando-o apto a receber investimentos provenientes de empresas que buscam adequar-se à legislação vigente.