Para ex-pacientes da Covid-19 que ainda estão lutando para recuperar o olfato, a ajuda pode estar à mão.
A Givaudan, especialista em aromas e fragrâncias, junto com uma equipe de acadêmicos e profissionais médicos, lançou o Ma Madeleine, um aplicativo da web que funciona em conjunto com um kit de reabilitação olfativa.
A plataforma é o resultado de uma parceria entre a Université Côte d’Azur, o Hospital Universitário de Nice, a empresa digital onepoint e a Escola de Perfumaria Givaudan, com o apoio da Fundação Givaudan.
Diz-se que Ma Madeleine é composto por um kit reutilizável, que é orientado por um aplicativo da web e supervisionado por um fonoaudiólogo, para ajudar a reparar o olfato dos pacientes após a doença.
De acordo com a parceria, quando os distúrbios que afetam o olfato persistem, a reabilitação olfativa é necessária, e Ma Madeleine é um método específico de reabilitação olfativa que visa a reeducação da rede semântica para melhorias graduais no olfato e no paladar.
Ma Madeleine está sendo usada atualmente no centro de reabilitação do Hospital Universitário de Nice, no sul da França, e os resultados desta avaliação estarão disponíveis em 2022.
A Dra. Clair Vandersteen, cirurgiã otorrinolaringologista do Hospital Universitário de Nice, disse: “Este é um exemplo maravilhoso de colaboração multidisciplinar resultando em formas cientificamente inovadoras de ajudar pessoas que tiveram o olfato afetado por causa de uma doença.
“Em particular, Ma Madeleine dá esperança às pessoas que gostariam de apagar uma das principais cicatrizes durante a recuperação da doença de Covid-19.”
“O envolvimento da Fundação neste projeto está totalmente alinhado com a nossa missão e com o Objetivo da Givaudan de criar para vidas mais saudáveis e felizes”, acrescentou a Líder da Fundação Givaudan, Laetitia Vuillemenot.
“Estamos entusiasmados com a parceria com instituições renomadas e com voluntários da Givaudan, que estão oferecendo sua orientação e experiência na área do olfato para melhorar a vida de pessoas que foram afetadas por várias doenças.”
De acordo com o NHS do Reino Unido, algumas pessoas com Covid-19 perdem o olfato porque o vírus danifica as terminações nervosas do receptor olfatório ou células olfatórias de suporte dentro do nariz.
E esses sintomas podem ser duradouros.
Um estudo de abril de 2021, publicado na revista JAMA e conduzido por pesquisadores do Danderyd Hospital e Karolinska Institutet na Suécia, revelou que oito meses após Covid-19 leve, uma em cada dez pessoas ainda tinha pelo menos um sintoma moderado a grave percebido como tendo um impacto negativo em seu trabalho, vida social ou doméstica.
Estes incluem perda de cheiro e / ou sabor e fadiga.