Nesta Black Friday, as soluções de omnicanalidade ganharam força no varejo.
As compras online com retirada na loja registraram aumento de 85%, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados são da Linx, empresa de tecnologias para o varejo, que atribui o avanço ao novo comportamento do consumidor, que passou a mesclar os canais físico e digital.
O consumo via dispositivos móveis subiu 78% na data e a taxa de conversão no e-commerce foi cerca de 30% maior quando comparada com um dia comum.
Ao todo, o comércio eletrônico cresceu 5,8%, com faturamento de R$ 5,4 bilhões, de acordo com a Neotrust.
Moda e Acessórios em Destaque
Na quinta (25) e na sexta-feira (26), foram registrados mais de 7,6 milhões de pedidos, 0,5% abaixo do mesmo período de 2020.
Já o tíquete médio subiu 6,4%, para R$ 711,38. As categorias mais compradas foram, respectivamente, Moda e Acessórios, Beleza e Perfumaria, Telefonia, Eletroportáteis e Eletrodomésticos.
O cartão de crédito manteve-se como a principal forma de pagamento, enquanto o Pix não teve a performance esperada e o boleto bancário perdeu 4 pontos percentuais em participação.
Segundo a empresa, os desempenhos podem estar relacionados à data da Black Friday, que, por ser no final do mês, dificulta a realização de compras à vista.
Consumidores Optam por Parcelamento
Já o levantamento da NielsenIQ|Ebit indica que as vendas do e-commerce na Black Friday subiram 5%, totalizando R$ 4,2 bilhões.
O número de pedidos caiu 9%, para 5,6 milhões, e o ticket médio subiu 16%, para R$ 753.
Com alta de 10% em faturamento, a quinta-feira teve desempenho melhor do que a sexta, que apresentou variação positiva de 4%.
Houve, também, um crescimento na forma de pagamento em 10 vezes, que foi 2,4 pontos percentuais maior do que no ano passado.
Na análise da NielsenIQ|Ebit, a categoria que mais registrou alta nas vendas foi Eletrodomésticos, seguida por Telefonia e Celular.