No terceiro trimestre de 2021, todos os perfis de shoppers ganharam penetração no comércio eletrônico, segundo o levantamento Consumer Insights 2021, elaborado pela Kantar, especializada em dados e consultoria.
As pessoas jovens (com até 29 anos) e de classes mais altas (A/B) foram os que mais contribuíram para o crescimento do setor.
Em relação às categorias mais procuradas pelos compradores digitais, destacam-se Higiene & Beleza (4,7% de penetração), Commodities (2,9%) e Mercearia Doce (2,9%).
As promoções online tiveram aumento de 10% em relação ao segundo trimestre do ano.
Modalidades de E-commerce
O E-commerce Pure (empresas nativas digitais) é onde os shoppers mais jovens (até 29 anos) têm sua maior representatividade.
Já os canais Non Pure (lojas digitais que também estão presentes no ambiente físico) e os aplicativos de entrega conquistaram mais penetração nos últimos três meses.
As vendas por WhatsApp recuperaram compradores e retornaram a patamares semelhantes aos do final de 2020.