No primeiro trimestre de 2022, o consumo dentro do lar chegou ao seu menor patamar desde o começo da pandemia, segundo o relatório Consumer Insights 2022, da Kantar.
Com um aumento médio de 13% no valor de bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, limpeza doméstica e higiene e beleza -, o volume comprado para levar para casa retraiu 5% entre janeiro e março deste ano, em comparação ao mesmo período de 2021.
Para driblar a alta dos preços, embalagens menores vêm ganhando espaço no carrinho de compras.
Um exemplo é o aumento do consumo de refrigerantes em lata de até 355 ml (+23% unidades) e a queda em embalagens de mais de 1L (-22%).
Lanches e Bebidas
O consumo de lanches em casa aumentou em 47,1% no 1º trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2020, pré-pandemia.
Entre eles, as categorias que mais cresceram em pontos de penetração foram linguiças (+1,7), empanados (+1,4) e leite fermentado (+1,0).
As bebidas alcoólicas registraram um aumento de frequência de 21% e de 0,7% de penetração, em comparação ao 1º trimestre de 2020.
O estudo identificou um aumento de ocasiões ligadas ao prazer: pacote salgadinho/pipoca +35%, iogurtes +35% e biscoitos +27%.
Limpeza e Higiene Pessoal
Cestas de limpeza do lar, bazar e OTC (medicamentos livres de prescrição médica) foram as que mais cresceram no primeiro trimestre de 2022, em relação ao ano período do ano anterior, com incremento de 15% em unidades.
Produtos de limpeza tiveram alta de 5,8% em unidades, puxados por detergente líquido, amaciante e sabão em pedra.
Itens de higiene e beleza, por sua vez, seguem a tendência de embalagens maiores, registrando aumento de 4,1% em volume e 0,3% em unidades compradas, com destaque para escova de dente, xampu e maquiagem.