O relatório do primeiro semestre da Unilever revelou na terça-feira (26) vendas crescentes, com a inflação sendo um fator importante, já que a empresa conseguiu em grande parte repassar os aumentos de preços aos consumidores.
O crescimento subjacente das vendas no primeiro semestre foi de 8,1%, com 9,8% provenientes do aumento de preços e um déficit de volume de vendas de 1,6%. O crescimento foi generalizado em todas as divisões.
A empresa sublinhou que “os preços aumentaram de forma sequencial nos dois últimos trimestres, atingindo 11,2% no segundo, o que teve, como esperado, algum impacto negativo no volume”.O aumento de preços foi mais percetível em algumas áreas do que em outras, mas os aumentos de preços foram observados em todos os setores.
Na divisão de beleza e cuidados pessoais, as vendas cresceram 7,5% para 12,2 bilhões de euros, impulsionadas pelo aumento de preços, mas também pelo forte crescimento contínuo da divisão de beleza de prestígio e de saúde e bem-estar (o negócio de vitaminas, minerais e suplementos da Unilever).
Desse aumento de 7,5%, 9% se deve ao aumento de preços, enquanto houve uma queda de volume de 1,3%. A empresa afirmou que “os fortes aumentos de preços ocorreram na maioria das categorias e foram especialmente pronunciados na América Latina, Sul da Ásia e Turquia”.
Olhando para as divisões individuais dentro da divisão de beleza e cuidados pessoais, a beleza de prestígio continuou o seu impulso de crescimento de dois dígitos com o lançamento “bem-sucedido” da marca Tatcha no Reino Unido e a expansão para os canais premium da China.
Os produtos de cuidado com a pele aumentaram um dígito após uma comparação difícil com o ano anterior, com um forte crescimento da Pond’s na Índia, parcialmente compensado por um declínio na China.
O setor de limpeza de pele voltou a crescer e a Dove apresentou preços mais altos, mas volumes planos. A Dove também foi apoiada pelo lançamento de inovações premium na América do Norte. Os volumes globais de limpeza de pele caíram meio dígito, particularmente afetados pelos problemas de preços na Europa e no sul da Ásia.
A divisão de cuidados com o cabelo cresceu meio dígito, impulsionada pela Índia e América do Norte, mas parcialmente compensada por quedas no norte da Ásia e na Europa.
Por sua vez, a divisão de desodorantes registrou um crescimento de dois dígitos, graças à contínua transição para o premium e a “fortes inovações”, como a tecnologia de proteção 72 horas lançada pela Rexona.