De acordo com estudo da SBVC, o consumidor irá destinar cerca de 64% das compras da Black Friday para compras de Natal e final de ano
Para a Black Friday 2022 o consumidor está animado, 82% dos entrevistados pretendem gastar mais do que a edição de 2021. O consumidor também admite se planejar para as promoções (93%) e declara que vai pesquisar produtos e preços (98%). 74% dos consumidores pretendem aproveitar alguma oferta, antes da data oficial da Black Friday.
Essa é uma das descobertas do estudo “Black Friday no varejo brasileiro” – 5ª edição, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a PiniOn, que faz uma radiografia dos principais hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação à Black Friday.
Covid-19
Devido aos altos preços que o país vem enfrentando por conta da pandemia, a Black Friday é vista como oportunidade de comprar, deixando o consumidor mais otimista e animado.
Cerca de 83% dos entrevistados pretendem se arriscar nas promoções esse ano e pretendem gastar em média R$1.147,04.
O consumidor, portanto, irá destinar aproximadamente 64% das compras da Black Friday para compras de Natal e final de ano, em média R$ 729,95.
A maioria das compras estão destinadas a uso próprio e a preferência é por: vestuário (63%), eletrônicos (59%) e eletrodomésticos (49%).
O estudo mostra que 74% concordam que a Black Friday é uma data para encontrar produtos de coleções anteriores ou que estão fora de linha, porém 62% acreditam, então, que irão encontrar produtos de lançamento.
A data está consolidada no país, e aos poucos os consumidores passam a ver vantagens de comprar (95%) na Black Friday, e acreditam (88%), portanto, nas promoções da data.
Para todos os atributos pesquisados foram considerados uma escala de 1 a 4, sendo 1 concordo totalmente e 4 discordo totalmente, e analisados conforme, então, a soma de “Top2Box” (1+2).
O canal online é a principal fonte de pesquisa de preços, sendo que 98% dos entrevistados irão pesquisar antes de realizar a compra na data, principalmente em sites das próprias lojas (60%), sites de busca (59%), e redes sociais (54%).
Assim como a busca por informações é online, o e-Commerce (81%) se sobressai quando comparado com lojas físicas (19%) no processo da compra.
O estudo ainda afirma que a proximidade da Black Friday com a Copa do Mundo não irá mudar o que o consumidor pretende gastar na Black Friday (60%).
Apenas 26% dos entrevistados afirmam que irão gastar mais na Black Friday este ano por conta da Copa do Mundo.
Consumidor antenado
Para o presidente da SBVC, Eduardo Terra, “teremos uma Black Friday de muito trabalho, mas que os resultados irão compensar. Um consumidor com uma intenção maior de compra, muita pesquisa antes de comprar e um novo varejo que utiliza de diversas ferramentas digitais para atrair o seu público, reflexos da aceleração digital que a pandemia trouxe para os dias atuais.”
A saber, o estudo entrevistou 700 consumidores em todo o país, e teve como objetivo quantificar aspectos relacionados aos hábitos de compra, intenção de compra e opiniões em relação a Black Friday, visando, então, entender o impacto dessa data para o varejo brasileiro.