A L’Oréal está mais uma vez de olha na química verde. A gigante global da beleza acaba de investir, por meio de seu fundo de capital de risco BOLD, em uma aliança formada em junho de 2022 pela especialista americana em biotecnologia, Genomatica (conhecida como Geno), a gigante holandesa de bens de consumo, Unilever, e o grupo japonês de cosméticos, Cao. O objetivo é criar novos ingredientes sustentáveis derivados de organismos vivos para uso em produtos de beleza do dia a dia.
“Graças à experiência biotecnológica da Geno, a L’Oréal substituirá os ingredientes tradicionais por alternativas de base biológica, como os feitos de açúcares à base de plantas. Esses novos ingredientes serão usados em vários produtos da L’Oréal, permitindo que a empresa dê um grande passo em direção à sua meta de ter 100% de produtos com design ecológico e 95% dos ingredientes em suas fórmulas de base biológica, derivados de minerais abundantes ou de processos circulares”, disse a L’Oréal em comunicado.
O valor desse novo investimento não foi divulgado, mas em novembro de 2022 o grupo francês também anunciou a aquisição de uma participação minoritária na empresa francesa especialista em biotecnologia Microphyt, que desenvolveu um processo de baixo carbono para a produção de microalgas, organismos vegetais microscópicos usados em cosméticos por suas propriedades ativas, entre outros.