“Já estamos à altura dos grandes players do mercado nacional”, diz CEO da Ginger

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Com uma trajetória de pouco mais de dez anos, casa de fragrância do interior de São Paulo almeja estar entre líderes do segmento no país dentro dos próximos cinco anos.

Ginger Fragrances & Ingredients foi inaugurada em 2012 e, apesar da trajetória curta, a casa brasileira de fragrâncias tem grandes planos para o futuro, visando uma posição de liderança dentro do seu setor. “Ao longo de pouco mais de uma década, passamos por algumas fases e aprendizados que nos permitiram construir um projeto sólido de empresa e de marca, que vem se consolidando, principalmente nos últimos dois anos. Hoje temos a convicção de já estarmos à altura dos grandes players do mercado nacional”, afirma o CEO Breno Grou.

Com mais de 500 clientes atendidos e um portfólio que ultrapassou as 3 mil fragrâncias desenvolvidas, a Ginger atua em diferentes segmentos de mercado, com destaque para perfumaria fina e cosméticos. “Tratam-se dos mercados mais rentáveis dentre os quais atuamos e seus números seguem crescendo ano a ano”, diz o executivo.

Perfumaria fina e cosméticos pautam mercado de fragrâncias

Além da relevância financeira, ele fala que toda criatividade e inteligência de mercado empregadas no desenvolvimento desses dois segmentos servem de base para a criação de produtos de outros setores, como cuidados com a casa, ambientes e pet. “Cada mercado tem suas próprias tendências, características e inovações, mas, de maneira geral, a perfumaria fina e os cosméticos acabam por pautar boa parte do que vamos ver no mercado no futuro”.

Localizada na cidade de Monte Mor, na região metropolitana de Campinas, a nova sede da empresa conta com mais de 3 mil m² de área construída, uma reserva ambiental própria e espaço para plantação de matérias-primas para o desenvolvimento de óleos essenciais. “Além de entendermos a importância e potencial dos óleos essenciais para o mercado de fragrâncias, sua extração e produção é um sonho antigo da empresa”, revela Grou.

Investimento em estrutura e equipe

Ele conta que ao se mudar para a nova propriedade, no início desse ano, a companhia reservou vários hectares de terra produtiva para a plantação desses insumos. “Também demos início ao projeto de uma nova estrutura fabril, visto que, apesar de toda sua capacidade produtiva e tecnológica, a fábrica atual não está orientada a esse tipo específico de demanda”. Atualmente, a Ginger produz mais de 50 toneladas mensais, mas sua capacidade é de até 90 toneladas/mês, de acordo com o CEO.

Dois perfumistas fazem parte da equipe. “Encontrar um perfumista qualificado, experiente e criativo não é uma tarefa fácil. A complexidade na formação e capacitação deste profissional faz com ele seja realmente raro. Por isso, nos orgulhamos de termos dois perfumistas, mas também por conseguirmos reunir um time técnico, comercial, de avaliação, marketing e inteligência de mercado igualmente competente e que nos dão a segurança de estarmos entre as maiores companhias do segmento do Brasil em breve”, afirma o executivo.

Ele revela o desejo da empresa: estar entre as principais e mais criativas casas de fragrâncias do país dentro dos próximos cinco anos. “Nós temos clareza dos desafios que existem nesse caminho, mas também temos convicção de que estamos fazendo todo o possível para atingir esse objetivo, com planejamento muito bem fundamentado, um trabalho muito sério de gestão, além de um ambicioso investimento em estrutura, tecnologia e equipe”, finaliza Grou.