O marketing é uma das áreas mais fundamentais de uma empresa. Afinal, é ele que vai mover a sua empresa até os clientes e moldar a relação do negócio com outros negócios.
O trade marketing, por exemplo, é a estratégia mais utilizada por produtoras que precisam visibilizar seus produtos e serviços, mas que não têm um canal direto com o público.
Se você está procurando saber mais sobre como posicionar melhor os seus produtos nos pontos de venda, o trade marketing será o seu grande aliado.
Confira como a seguir!
Afinal, o que é trade marketing?
De modo geral, o trade marketing é uma estratégia para expor produtos nos canais e pontos de venda (sobretudo para empresas de varejo) de maneira inteligente.
Essa estratégia visa o posicionamento da sua marca no mercado como reflexo do posicionamento da sua mercadoria. Nesse sentido, o relacionamento da sua empresa com a empresa responsável pelo ponto de venda é o ponto-chave do trade marketing, que tem um fundamento B2B (Business To Business).
Assim, a maior ação do trade marketing é a negociação para que a relação seja bem cultivada como parceria.
E, ainda mais importante, é que as parcerias e a disposição dos produtos nos pontos de venda façam sentido para a marca. É fundamental que a exposição da marca esteja alinhada à estratégia da empresa.
Outro ponto importante é que o trade marketing pode ser adotado por empresas dos mais variados nichos e segmentos: lanchonetes, restaurantes, lojas de móveis, startups ou empresas tradicionais que vendem sistemas (como sistema de administração de imóveis, por exemplo), empresas de tecnologia, etc.
Benefícios de adotar o trade marketing
O principal benefício de adotar o trade marketing como estratégia é aumentar as vendas, e isso acontece por meio do fortalecimento da marca, ao estender o trabalho para o público com uma boa exposição nos pontos de venda e com a distribuição justa com os concorrentes.
Com a marca fortalecida, o público começa a perceber mais a marca, e isso vale tanto para vitrines online quanto vitrines físicas. A experiência do cliente deve ser priorizada nesse sentido, para que os consumidores sintam confiança na marca.
Consequentemente, uma empresa que adota uma boa estratégia de trade marketing consegue dominar o mercado – a presença omnichannel e a possibilidade de ser sempre escolhido com frequência e como referência de um segmento configuram o domínio do mercado.