Durante a Black Week deste ano, houve um crescimento de 1,9% nas vendas do varejo físico brasileiro, contemplando a semana de 20 a 26 de novembro, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O número foi o maior registrado para a data desde 2020, quando bateu alta de 0,6%. Esses são dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Já na Black Friday 2023, que considera só o final de semana de 24 a 26 de novembro, em comparação com o período de 2022, a variação também foi positiva, de 3,9%.
“A retração da taxa de juros e a proximidade com as datas comemorativas incentivou os consumidores a gastarem um pouco mais. Essa situação pode continuar positiva à medida em que os indicadores diminuam, assim como o desemprego no país”, avalia o Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
Desempenho das PMEs
De 20 a 26 de novembro, as pequenas e médias empresas online faturaram R$ 163,5 milhões nas vendas promocionais da Black Week, o que mostra um crescimento de aproximadamente 45% em comparação a 2022.
Foram comercializados 2,5 milhões de produtos e o ticket médio de cada compra foi de R$ 262,80. Segundo dados da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais, os itens mais vendidos na semana foram temperos, granola, creatina, relógios, óculos de sol, camisetas e biquínis.