No Natal de 2022, as categorias que mais se destacaram nas compras de presentes foram: higiene & beleza, chocolate e panetone. Juntas, elas somaram R$ 1,7 bilhão em presentes, segundo um levantamento feito pela Kantar, empresa de dados, insights e consultoria.
A pesquisa aponta que 18% do faturamento da cesta de Higiene & Beleza em dezembro foi para presentear – o número fica abaixo apenas das compras de Dia das Mães.
Em 2022, 9,7 milhões de pessoas ganharam lembrancinhas da categoria, e os maiores gastos no período foram com itens de perfumaria (47,2%) e creme corporal (17,5%).
Já em relação à cesta de chocolates, 24,6 milhões de pessoas receberam o item como presente em dezembro de 2022, o que corresponde a 17% dos entrevistados, e os maiores gastos foram direcionados aos bombons.
Por sua vez, o panetone como presente cresce em volume a cada ano.
Entre 2020 e 2021, apresentou alta de 76% em consumo, e entre 2021 e 2022, teve mais 3% de aumento em volume. O sabor tradicional – de frutas – é líder e avança continuamente entre as opções de presente.
Em 2022, apresentou 44,9% de importância em volume.