A especialista em cores, Pantone, revelou sua nova Cor do Ano de 2024: o pêssego (Pantone 13-1023), neste 25º aniversário do programa anual de escolha de cores.
Este tom pêssego aveludado, “suavemente entre o rosa e o laranja”, tem um “espírito envolvente” que “enriquece a mente, o corpo e a alma”. A empresa afirma que “em um momento de turbulência em muitos aspectos das nossas vidas, a nossa necessidade de carinho, empatia e compaixão está aumentando, assim como a nossa imaginação de um futuro mais pacífico”.
Isto significa que o “tom caloroso e acolhedor que realça o nosso desejo de estarmos juntos e cria sensação de santuário” é o candidato claro ao prêmio. A Pantone acrescentou que Peach Fuzz “apresenta uma nova abordagem para uma nova suavidade. Sutilmente sensual, (é) um tom de pêssego sincero que traz uma sensação de ternura e comunica uma mensagem de carinho e compartilhamento, de comunidade e colaboração”.
A empresa introduziu pela primeira vez a Cor do Ano em 1999 (com Pantone 15-4020 Cerulean Blue) e tem gerado um enorme impacto desde então, tornando-se uma espécie de profecia auto-realizável. É claro que a Pantone está fazendo a sua pesquisa para escolher a cor chave que várias indústrias já estão adotando para o ano, mas destacar a tonalidade específica com uma grande campanha promocional e a associação de produtos também significa que o ímpeto por trás dela está crescendo.