A Natura &Co, que adquiriu a Avon Products Inc. (API) em 2020, anunciou que a unidade entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, colocando-se sob a proteção do Capítulo 11 da lei de falências.
A API é uma holding não operacional sediada nos EUA, responsável pela marca Avon fora dos Estados Unidos, Canadá, Porto Rico. A Natura &Co informou que o processo de reestruturação financeira é restrito à holding e que não são esperados impactos nas operações da marca.
Nos documentos apresentados ao tribunal de falências, a API menciona as pressões da pandemia e dezenas de ações judiciais alegando que seus produtos à base de talco causaram câncer entre os motivos que explicam suas dificuldades financeiras.
“Continuamos focados em avançar nossa estratégia de negócios internacionalmente, incluindo a modernização de nosso modelo de venda direta e a reativação da marca para acelerar o crescimento“, disse Kristof Neirynck, CEO da Avon, em um comunicado.
É importante observar que a The Avon Company, uma das principais vendedoras diretas de produtos de beleza nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, não é afetada pelo procedimento referente a API. A The Avon Company é atualmente de propriedade da LG Household & Health Care Ltd. e não é afiliada a nenhuma outra entidade da Avon.
Em outro comunicado, a Natura &Co também divulgou os resultados financeiros do segundo trimestre de 2024 (2T-24), apresentando melhores tendências de receita, enquanto as margens continuam a expandir, especialmente nos países hispânicos onde a Onda 2 que integra Natura e Avon na região foi implementada. Esse desempenho positivo, porém, segue impactado pela contínua queda nas vendas da Avon International, que inclui todos os mercados globais, exceto a América Latina.”Os sólidos resultados da Natura &Co na América Latina no 2T-24, mesmo que parcialmente impactados pelos números ainda desafiadores da Avon International, permitiram que a evolução da receita consolidada da companhia voltasse ao território positivo, mantendo a expansão de margem. Esse é um importante sinal de que a nossa estratégia está sendo eficiente. Começamos a enxergar nesse 2T-24 uma melhor tendência na dinâmica da receita, refletindo não só o forte desempenho da marca Natura, com Brasil e México acelerando o ritmo em relação ao 1T-24, mas também a recuperação significativa da Avon no mercado CFT no Brasil. A integração das marcas na América Latina segue avançando e tem se mostrado o principal impulsionador da nossa rentabilidade, tanto neste como nos últimos trimestres. Acreditamos no potencial da marca Avon e apoiamos totalmente a medida adotada pela API (…)“, afirmou Fábio Barbosa, CEO do Grupo Natura &Co.