Avon entra para o varejo com foco em experiência de compra

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Agenor Leão – Vice Presidente de negócios da Avon - foto: Giro News

Atuando com mais de 1,8 milhão de consultoras de beleza e no e-commerce, a Avon anuncia sua entrada no varejo físico em parceria com a rede de perfumarias Soneda. Inicialmente, os produtos serão comercializados nas unidades Soneda Paulista, Augusta, Itaquera, Guarulhos e Conceição, todas localizadas na capital paulista. O portfólio disponibilizado nas lojas inclui maquiagens Avon e Color Trend, Renew, Avon Care e Advanced Techniques, de cabelos. Em entrevista exclusiva para o Jornal Giro News, Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Avon, afirma que era natural esse plano de crescimento, em vista das demandas de experiências de compras. “Nossas consumidoras querem mais imediatismo, querem mais disponibilidade de produto, e faz muito sentido estar neste mercado. A gente decidiu entrar no mercado do varejo para aproveitar a potência que a marca tem, com essa necessidade de experiências de compra. Nós entramos inicialmente no negócio online com a Avon, com bastante sucesso no ano passado, e daí o passo seguinte era entrar no varejo”, comenta.

Natura como Mentora

  Segundo o executivo, a experiência com a marca Natura ajudou neste processo de entrada para o varejo. “Além de menos atrito, a gente conseguiu capturar essa oportunidade que existe no varejo para as marcas, que são oriundas da venda direta, mas que a gente sabe que, atualmente, o consumidor demanda novas experiências de compra. Então a experiência que a gente já vinha com a marca Natura nos ajudou também na tomada de decisão de encontrar esse caminho do varejo”, afirma Agenor. Para a Avon, o principal papel de estar no varejo físico é levar para os consumidores a experimentação, sendo um canal complementar sem atrapalhar as vendas diretas com as consultoras. “A gente evidenciou, principalmente nas primeiras entradas com a Natura, que a venda da consultora se ampliava à medida que a gente entrava nos canais de varejo também. Então, os modelos se complementam e se amplificam, e a gente consegue, com esses dois modelos, construir mais presença e força de marca, o que acaba impulsionando a venda das consultoras”, revela.

Entrada no Varejo

 O plano estratégico da Avon foi iniciado em parceria com a Soneda abrangendo inicialmente 5 unidades, com previsão que se estenda para as demais 38 lojas da rede. “A gente ia começar essa parceria só com maquiagem, mas quando foi apresentado todo o portfólio que a Avon tem, que nem era do nosso conhecimento aqui da Soneda, a gente percebeu muito feet. E dessa forma, são mais ou menos 250 SKUs nas lojas”, conta Daniel Kamachi, diretor comercial da rede Soneda. Para comunicar a parceria, a equipe de marketing da rede de perfumarias está trabalhando em ações voltadas à venda de Avon. De acordo com o vice-presidente de negócios da Avon, a perspectiva é expandir esse modelo de negócio para o varejo como um todo. Ainda, existe a possibilidade de surgirem novos produtos da companhia voltados para a sua atuação no canal.