E-commerce brasileiro registra queda: setor de cosméticos é o único a crescer nos últimos 5 meses

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Em agosto, o comércio eletrônico nacional registrou tráfego de 2,5 bilhões, com queda de 5,8% em relação a julho, marcando a quarta redução do ano. É o que mostra o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Conversion.

No entanto, apesar dessa retração geral, três setores se destacaram com resultados positivos no mês passado: cosméticos (1,6%), joias e relógios (0,7%) e esportes (0,4%).

Entre os 18 segmentos analisados pelo relatório, as plataformas de beleza e perfumaria foram as únicas a mostrar crescimento contínuo nos últimos cinco meses. De abril a agosto deste ano, o varejo online de cosméticos cresceu 10,1%, conquistando 9,6 milhões de novos visitantes e totalizando cerca de 104,3 milhões em tráfego.

Esse avanço da indústria cosmética nacional alcançou seu auge em 2023. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal (Abihpec), no ano passado, a balança comercial brasileira recebeu seu maior valor até agora, com um superávit de US$ 80,8 milhões. 

Maiores players do setor

A marca Boticário tem a plataforma mais visitada dentro do setor. Representando 22,1% do share of traffic consolidado, a empresa teve uma alta de 8,3% na comparação mês a mês, com 23 milhões de acessos.

A Natura apresentou 16% de expansão em agosto, se consolidando na segunda posição do ranking do setor, com 17,2 milhões de visitantes únicos. O mais alto avanço entre abril e agosto também se estabelece com ela, ao conquistar 3,8 milhões de novos acessos – seu progresso foi de 28,7%.

Outra marca que está avançando no online e marcou o segundo melhor crescimento do mês foi a Avon. Com 15% de alta em relação a julho, seu espaço de compras online conseguiu alcançar 2,7 milhões de usuários únicos.

Após quatro meses no 4º lugar, a Eudora voltou ao top 3 do segmento, crescendo 6%, com 9 milhões de tráfego. Para a loja virtual de Beleza na Web, essa variação foi 10% negativa.

Durante os últimos cinco meses, o marktplace da Eudora expandiu 5%, diferentemente de sua parceira, que decaiu 2,7% em acessos.