Investimento em inteligência artificial deve triplicar em 2025

No momento, você está visualizando Investimento em inteligência artificial deve triplicar em 2025

Um estudo global realizado pela Lenovo em parceria com a IDC aponta que os investimentos em inteligência artificial (IA) ganharão ainda mais força em 2025, triplicando de tamanho em relação ao ano passado. Os líderes de TI esperam que a IA represente quase 20% dos orçamentos de tecnologia em 2025, impulsionada pela adoção acelerada do uso de IA Generativa. Embora apenas 11% das empresas estejam usando aplicativos com tecnologia GenAI atualmente, espera-se um aumento de quase quatro vezes neste número, chegando a 42% no ano. As áreas de operações de TI, desenvolvimento de software e marketing devem apresentar o maior nível de aplicativos GenAI.

Desafios

Embora as questões éticas e os vieses em IA e aprendizado de máquina tenham sido citados como os aspectos mais complexos ou arriscados dessa tecnologia, mais da metade das empresas globais não têm uma política de Governança, Risco e Conformidade (GRC) de IA em vigor. Segundo a Lenovo, para obter os ganhos de produtividade com IA, as organizações devem treinar e aprimorar as habilidades da equipe, modernizar os sistemas de TI para integrar essas ferramentas e estabelecer processos organizacionais que ajudem a navegar no uso ético e responsável dessas ferramentas.

“Nossa pesquisa mostra que as organizações precisam simplificar o design, implantação e integração de soluções de IA para demonstrar o impacto desses investimentos. Isso inspira maior confiança e impulsiona investimentos futuros”, analisa Ken Wong, Presidente do Grupo de Soluções e Serviços da Lenovo.