Aposta da Coca-Cola em leite premium impulsiona crescimento além do refrigerante

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Ao entrar no escritório da Coca-Cola no badalado West Loop de Chicago, o logotipo icônico da gigante dos refrigerantes está visivelmente ausente. Em seu lugar, há um chocalho gigante.

Lá dentro, alguns dos 900 funcionários – chamados de “super tasters” – aprimoram e guardam de perto uma das fórmulas mais valiosas da gigante dos refrigerantes. Mas esses funcionários não estão bebendo Coca-Cola ou Sprite. Eles estão bebendo leite. E não o leite branco comum.

A Fairlife filtra seu leite para aumentar a proteína, reduzir o açúcar pela metade e eliminar a lactose, além de, segundo os fãs, ser mais cremoso. Isso a ajudou a se tornar a marca de mais rápido crescimento da Coca-Cola nos EUA e é crucial para sua estratégia de crescimento de ir além do refrigerante.

“A Fairlife se transformou em um grande negócio”, disse o CEO James Quincey, um britânico de 60 anos que está no comando da empresa há quase oito anos.
Desde que se tornou CEO, Quincey tem apresentado aos investidores a ideia de que a Coca-Cola se torne uma empresa de “bebidas completas” para compensar o fato de o refrigerante estar em desvantagem em relação a um público mais preocupado com a saúde, especialmente os mais jovens.

As bebidas à base de leite da Fairlife estão entre as de crescimento mais alto da Coca-Cola. Ele gastou bilhões para investir em café e bebidas esportivas.

A Fairlife é, de longe, o destaque. Apesar de custar cerca de três vezes o preço do leite tradicional, as vendas no varejo ultrapassaram US$ 1 bilhão em 2022 – um aumento de 1.000% em relação aos cerca de US$ 90 milhões em 2015, quando foi lançado em todo o país.

Mas a empresa precisará de muito mais Fairlifes para conquistar Wall Street.

Dependência de refrigerantes.

Essa é apenas uma parte de uma empresa que gera cerca de US$ 46 bilhões em receita, o que dificulta a redução de sua dependência de refrigerantes.

Cerca de 60% de suas vendas são provenientes de refrigerantes e outros concentrados, enquanto as bebidas prontas, como o suco de laranja Minute Maid, compõem o restante.