Brasil retomará embarques de carne bovina à Rússia

No momento, você está visualizando Brasil retomará embarques de carne bovina à Rússia

O Brasil deve retomar neste ano embarques de cerca de 150 mil toneladas de carne bovina in natura e processada à Rússia, nível observado há dois anos, antes dos efeitos de um embargo imposto pelo país euroasiático, projetou a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).

De acordo com a entidade, a expectativa é “de que novas plantas sejam habilitadas no decorrer deste ano e que as exportações para a Rússia voltem à normalidade”.

O otimismo se dá após o Brasil exportar em janeiro 3,1 mil toneladas de carne à Rússia, segundo dados do governo compilados pela entidade, um volume que representa quase metade de tudo o que o país enviou aos russos em 2018 (7,5 mil toneladas).

Moscou impôs um embargo às carnes bovina e suína do Brasil no fim de 2017, alegando a presença do aditivo ractopamina, proibido por lá, em alguns lotes desses produtos. As restrições começaram a ser retiradas em novembro do ano passado. 

De acordo com a Abrafrigo, até o momento apenas nove plantas processadoras de carnes estão novamente autorizadas a exportar para a Rússia, sendo cinco de bovinos e quatro de suínos. Antes do embargo, 30 podiam exportar carne bovina e 18, suína.

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carnes do mundo, e o reaquecimento dos negócios com a Rússia, um antigo parceiro comercial neste segmento, anima as indústrias.