Pensando nos consumidores
que buscam cosméticos personalizados, sem complexidade nas fórmulas e com
ingredientes naturais, a BASF, empresa química alemã e principal fornecedora
das fabricantes de produtos naturais de beleza, apresentou durante o salão
Cosmet’Agora, realizado em Paris, em janeiro, soluções para ajudar os
produtores a atenderem a essas demandas dos consumidores.
A BASF tem mais de 250 ingredientes
naturais para uso cosmético
A empresa levou para o evento o conceito “Innovative Skincare
Journey”, que busca fazer com que as marcas possam aderir com mais rapidez
às novas tendências do mercado e corresponder às expectativas dos consumidores
que buscam transparência sobre os produtos utilizados. O conceito permite que
fórmulas sejam criadas a partir de uma seleção de ingredientes, mas pensando na
textura, sensação na pele e propriedades do material.
‘’A personalização de produtos de cuidados pessoais é uma tendência mundial, e
a tecnologia está nos permitindo responder este que é um dos grandes anseios
dos consumidores. Outra grande tendência que percebemos no mercado é uma busca
muito forte por produtos éticos, que não utilizem produtos de origem animal ou
que não sejam testados em animais, assim como produtos de origem natural ou
orgânicos”, afirma o especialista em inovação no segmento de cosméticos da BASF
para a América do Sul, Vinicius Bim, em entrevista ao Fashion Network.
Mais de 250 ingredientes naturais para uso cosmético já foram desenvolvidos
pela BASF, que tem um total de 50% de seu portfólio composto por ingredientes
considerados naturais. Em busca de mais transparência, a empresa
adequou todos os seus produtos à norma ISO 16128 (regulamento criado com o
objetivo de harmonizar, em âmbito internacional, a definição de produtos
cosméticos orgânicos e naturais e de seus ingredientes), e passou a fornecer
informações para os seus compradores sobre a origem de cada substância.
“O mercado de cosméticos vem se tornando cada vez mais complexo e
evoluindo com grande rapidez. Ao mesmo tempo, os consumidores exigem mais
transparência, em particular em relação à composição dos produtos e à sua
fabricação. Para ajudar os clientes a atender a essa demanda, desenvolvemos
produtos de qualidade que oferecem aos consumidores todas as respostas que eles
buscam em relação às substâncias presentes nos produtos”, ressalta a
diretora de Marketing da BASF Personal Care Europa, Marine Belthé.
BASF propõe soluções que vão simplificar a fabricação de cosméticos
