Beleza do futuro

No momento, você está visualizando Beleza do futuro

Tecnologia aproxima produtos desejados

Gigantes da beleza de todo o mundo, como a francesa L’Oréal e a brasileira Natura, estão em plena corrida para se tornarem beauty techs – empresas de base tecnológica voltadas para esse setor. O processo tem a ver com o protagonismo que a tecnologia e a inovação ganharam em vendas, relação com o consumidor e lançamento absorvidas por grandes grupos para acelerar avanços em oferta cada vez mais assertiva e personalizada.

Nessa onda, surgem espelhos inteligentes e aplicativos que mapeiam rostos para avaliar tipos de pele, presença de acne, estágio de envelhecimento. Ou dispositivos como uma mini-impressora a jato de tinta capaz de produzir uma espécie de maquiagem personalizada para corrigir imperfeições da face, inovação da P&G que chega ao mercado americano em 2020.

– A tecnologia é uma mudança forte, permeia todas as fases do negócio. Perseguimos a meta de nos tornarmos a maior beauty tech do mundo – diz Julia Seve, à frente da diretoria de Cosmética Ativa da L’Oréal no Brasil, responsável, por exemplo, por quatro marcas de dermocosméticos, aqueles que têm ativos farmacológicos na composição.

O Brasil é o 4º maior mercado de higiene e beleza do mundo, segundo dados da Euromonitor Internacional. Na crise, o segmento encolheu em 2015 e 2016, retraindo 8,4% e 5,1%, respectivamente. Depois, avançou 4% em 2017 e 1,7% em 2018. de janeiro a julho deste ano, cresceu mais 1,5% sobre igual período do último ano.

Espelho Mágico diz o tom ideal da “make”

A Natura oferece a função Espelho na aba específica de maquiagem de seu aplicativo. Ela permite testar cores de produtos de diferentes linhas virtualmente, com um estratégico link para a compra dos itens.

Impressora para uma pele sem imperfeições

A P&G desenvolveu o Opte, uma espécie de mini-impressora a jato de tinta para cobrir manchas e imperfeições do rosto. Promete alcançar 98% dos tons de pele. Chega ao mercado nos EUA em 2020.

A hora da verdade para os cabelos

A Natura desenvolve agora um equipamento que vai ajudar no trabalho de suas consultoras. Como uma lente de aumento acoplada ao celular, ele identifica danos nos cabelos e recomenda produtos.