Investidores pessoas físicas precisam de calma neste momento

No momento, você está visualizando Investidores pessoas físicas precisam de calma neste momento

Na avaliação de analistas de mercado, a volatilidade deve continuar nos próximos dias, em meio à epidemia de coronavírus e à queda nos preços do petróleo. Por isso, a recomendação para os investidores, principalmente aqueles que estão há pouco tempo na Bolsa, é ter calma e esperar a turbulência passar.

– Vemos mais espaço para queda. Não é o momento de vender nem de comprar – dizem analistas.

Outro ponto é que o investidor precisa ver se está confortável com o nível de risco em sua carteira. Segundo especialistas, quem se assustou com a turbulência talvez esteja assumindo mais risco do que seria adequado a seu perfil.

– Tomar mais risco não quer dizer ganhar mais dinheiro automaticamente – afirma Arnaldo Curvello, sócio-diretor da Ativa Investimentos.

Além disso, não se deve investir diretamente em ações, e sim recorrer a gestores profissionais. E conservadores devem limitar a renda variável a cerca de 10% de sua carteira.

– Se não está confortável, é melhor sair, mesmo com prejuízo, e investir em opções menos arriscadas. Como um fundo multimercado ou fundos imobiliários – explica Rodrigo Franchini, sócio e chefe de produtos Monte Bravo.

Para quem não larga a renda fixa, títulos de dívidas de empresas e Letras de Crédito Imobiliário e Agrícola, isentos de Imposto de Renda, são boas opções.