Encolhimento de produtos é o novo sintoma da pandemia

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Peso de itens alimentícios, de limpeza e higiene chega a ser reduzido em até 20% e leva governo a notificar a indústria.

Os efeitos da crise econômica provocada pela pandemia chegaram às prateleiras dos mercados em forma de redução de peso de alimentos, guloseimas, produtos de limpeza e de higiene.

A redução de peso não é ilegal.

No entanto, é preciso que a embalagem traga essa informação em destaque para que o consumidor não seja induzido a erro.

Caso a informação não esteja adequada, os fabricantes terão que retificar as embalagens e poderão ser aplicadas punições.

Para manter a lucratividade, ou se reduz custo ou aumenta preço. As empresas não querem correr o risco de campanhas negativas com aumento no preço nominal quando a economia registra deflação e optam por reduzir o peso.

É uma maquiagem, pois o consumidor está pagando 15%, 20% a mais sem perceber. E depois ainda fazem promoção com a gramatura anterior.

A lei não impede, é fato, mas é um abuso. E a única forma de interromper essa prática é o consumidor constranger as empresas, expondo suas marcas.