De olho no mercado sustentável, dupla produz artigos de limpeza e aposta no modelo de venda por assinatura.
Para o carioca Marcelo Ebert, falta transparência e sobra desperdício nas empresas de produtos de limpeza. Foi pensando nisso – e de olho no crescimento do mercado sustentável – que ele criou a YVY Brasil. A empresa oferece produtos de limpeza naturais, em cápsulas recicláveis. A proposta é simples: diminuir o número de embalagens plásticas e produtos derivados do petróleo no meio ambiente.
Ele e seu sócio operavam uma empresa chamada TerpenOil e especializada na fabricação de produtos de limpeza naturais para o mercado B2B. Para a primeira empresa sair do papel, eles lembram que foram anos até conseguirem os certificados da ABNT e da Anvisa. Além disso, patentearam uma tecnologia fabril, responsável pela confecção de seus produtos. Insumos de casca de laranja, casca de pinho e casca do eucalipto são utilizados.
– São produtos já conhecidos do mercado. O nosso pulo do gato foi desenvolver uma técnica que pudesse aumentar a escala desse produto – diz Ebert.
Foi do sucesso da TerpenOil que a YVY Brasil nasceu. As pessoas que frequentavam os locais com produtos da empresa começaram a procurar os empreendedores em busca de mais informações sobre os mesmos.
Decidiram então criar um site para vender os produtos usados na B2B ao público convencional. Os dois então investiram cerca de R$ 3 milhões para tirar a YVY do papel.
A empresa lançou somente quatro produtos, que são multiuso: limpador, bactericida, lava roupa e desengordurante. Os produtos são vendidos em cápsulas recicláveis – como as de café, por exemplo.
Para usar, basta encaixá-las em um borrifador também produzido pela companhia. O objetivo é reduzir o número de embalagens de plástico através da adesão aos produtos.