Black friday 2019: números comprovam o crescimento e a adesão dos consumidores

No momento, você está visualizando Black friday 2019: números comprovam o crescimento e a adesão dos consumidores

A Black Friday, conhecida mundialmente pelas promoções na internet, é uma das datas comerciais mais aguardadas pelos consumidores e pelos lojistas. No Brasil, a Black Friday teve início em 2010 e desde então vem ganhando força a cada ano, sendo muito aguardada por quem quer comprar e mais ainda por aqueles que querem vender online.

E os números não nos deixam mentir. Em 2010, o faturamento total da Black Friday não passou de 3 milhões de reais. No ano seguinte, o faturamento chegou aos 100 milhões, com um ticket médio de R$ 450,00 por compra.

Em 2015, o ticket médio dos pedidos da Black Friday não passou de R$ 500,00.  Já o faturamento superou todas as expectativas do mercado de e-commerce, atingindo cerca de $1,5 bilhões de reais de faturamento em meio à crise econômica do país. 

Segundo o e-bit, em 2016, o brasileiro comprou em média R$ 653,00, durante as 24 horas de ofertas e ao todo a data atingiu um faturamento total de 1.9 bilhões.  Já no ano seguinte, apesar do ticket médio ter sofrido uma queda de R$ 91,00, o faturamento total da Black Friday chegou a 2,1 bilhões de reais. 

Em 2018, a sexta-feira mais esperada do e-commerce, registrou um crescimento de 23% no faturamento, atingindo cerca de 2,6 bilhões de reais. E o valor do ticket médio também subiu, chegando na casa dos R$ 608,00 por compra. 

Ao longo das 9 edições da Black Friday, o mercado online passou por várias transformações por isso é importante ficar atento às novas tendências de consumo, são elas: compras por multicanais, uso de aplicativos de grandes varejistas, além de pesquisas e sites com comparativos de preços, como fator de decisão de compra.

Robinson Gregorato, CEO da agência digital Eficaz Consultoria e especialista em e-commerce, está confiante para a Black Friday de 2019: “Quando olhamos os números de faturamento dos anos anteriores, constatamos que esse ano a Black Friday tem tudo para superar as expectativas do mercado brasileiro. ”

E dá uma dica especial aos donos de lojas virtuais: “A Black Friday tem se consolidado como a segunda melhor data comercial do Brasil, tanto para o e-commerce, como também para o varejo, por isso, os donos de lojas virtuais precisam estruturar toda a operação do e-commerce para alcançar resultados positivos com a Black Friday ”.

Contar com as plataformas de e-commerce para a criação de sua loja virtual é super vantajoso, pois você poderá ter com facilidade a segurança necessária para fazer suas vendas online. 

Não se esqueça de antes de contratar um plano de uma plataforma de e-commerce, pesquisar e conhecer bem os recursos que ele contempla. Assim, sua empresa receberá todos os recursos que possibilitam o bom funcionamento de suas operações!