O Boticário sela seu compromisso com o meio ambiente e promete que as embalagens de cosméticos retornadas às lojas da marca serão transformadas em espaços escolares sustentáveis, via Boti Recicla – maior programa de logística reversa em pontos de coleta no segmento de beleza do país.
São 17 espaços em escolas públicas pelo país, que recebem locais de 30m² compostos, aproximadamente, por 2.2 toneladas de plástico reciclado.
A entrega dos espaços é o processo de um ciclo que nunca acaba e que se inicia com o convite para conscientização feito pela marca a partir do Planeta de Plástico.
O Brasil é o 4º país que mais produz plástico no mundo, e apenas 1.28% desses resíduos são reciclados.
Esses dados alarmantes foram usados como um alerta na criação de uma plataforma de realidade aumentada chamada Planeta de Plástico.
Com imagens perturbadoras que, durante a experiência, o usuário desbrava um local inóspito, sem vida e repleto de lixo.
As telas digitais – disponíveis na experiência por meio do mobile e desktop, apontam que os resíduos plásticos que habitam esse planeta ultrapassam a extensão do Rio Tietê, em São Paulo; são suficientes para cobrir toda a Chapada Diamantina, na Bahia; e que, se até 2050 a sociedade não repensar sobre o descarte responsável, o planeta Terra será um deserto com 34 bilhões de toneladas de plástico.
“O Planeta de Plástico não é apenas uma realidade aumentada, ele já existe – nós só não estamos vendo.
Essa versão aponta para a dimensão do problema e se torna uma poderosa ferramenta de conscientização.
Com ajuda da sociedade, o Boticário vai tangibilizar impacto positivo, fomentando a educação em escolas pelo Brasil e perpetuando um ciclo de consciência que nunca acaba.
Acreditamos em um futuro possível, transformado pela educação”, afirma Renata Gomide, Diretora de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
A jornada de sustentabilidade do Boticário é perene – em 2006, a marca criou o Boti Recicla, maior programa de logística reversa em pontos de coleta no segmento de beleza – são cerca de 4 mil pontos espalhados em 1.750 municípios brasileiros.
Em 2020, deu vida a um projeto inédito, transformando resíduos plásticos em uma Pop Up Sustentável no Parque Ibirapuera, e em mais oito lojas sustentáveis espalhadas pelo Brasil – o plano de abertura ainda prevê, aproximadamente, 17 lojas no mesmo formato para 2021.
O Boticário acredita que tem um papel importante na conscientização e transformação da sociedade, mas entende que a população e outras marcas precisam caminhar juntas para gerar maior entendimento do problema.
A mobilização conjunta é essencial para mudar o futuro do planeta.
A transformação de uma embalagem é o começo de um novo futuro.