O Boticário, Natura e Netflix foram as três marcas mais bem avaliadas pelo público no que diz respeito à experiência de compra, de acordo com uma pesquisa feita pelo instituto de pesquisa QualiBest e pela TopBrands, consultoria de branding.
Foram ouvidos mais de 4 mil consumidores em todo o Brasil.
Foram identificados quatro pilares ao longo da escolha do consumidor: a pesquisa por um produto ou serviço, a consideração pela marca, o momento da compra em si e o uso.
“O grande insight do nosso estudo é que há um senso comum de que oferecer um bom produto ao consumidor é suficiente.
Ele é influenciado muito mais pela relação que cria com a marca, pelo brand experience, do que pelo uso que já fez desse produto.
É como se fosse uma relação pessoal”, afirmou Marcos Machado, sócio-diretor da TopBrands, ao site Meio & Mensagem.
Foram avaliadas 76 marcas. O Boticário atingiu 37% de associações.
O segundo e terceiro lugar são ocupados pela Natura (36%) e Netflix (32%).
A lista tem nomes como Samsung, Youtube, Johnson & Johnson, Consul, Gillette, Sadia e Brastemp.
O estudo destaca o pilar “consideração”, mencionado pelos consumidores em vários segmentos analisados pelo estudo, incluindo o de cuidado pessoal.