Segundo uma pesquisa da Flora, detentora das marcas Minuano, Assim e Brisa, feita com 520 consumidores de todo o Brasil, 83% dos entrevistados compram seus produtos de limpeza em lojas físicas. Metade dos respondentes do levantamento afirmam buscar novidades nas gôndolas dos supermercados e 39% optam por mercadinhos de bairros. Embora o crescimento do e-commerce seja uma realidade em todos os segmentos, são as gôndolas que ditam o ritmo de transformação dessa indústria: 36% dos ouvidos alegam gostar e estar abertos para mudanças de marcas e explorar novos produtos na categoria de limpeza.
Mudança de Marca
O levantamento apontou que 6 em cada 10 brasileiros mudam de ideia – sobre a marca e/ou produto – no ato da compra. 52% dos respondentes consideram mudar a marca do item de limpeza se o produto for mais eficiente para tirar o mau odor. E 45% dos entrevistados revelaram já ter comprado um produto de uma marca menos conhecida e ter sido surpreendido com a performance. Além disso, 40% apontaram que nem sempre o produto da marca mais conhecida é o melhor e afirmaram que há opções de marcas menos conhecidas com qualidade superior.