Marcas brasileiras levam suas operações para outros países.
O Brasil vem registrando nos últimos anos uma tendência crescente de internacionalização de empresas, que buscam novos desafios e oportunidades de expansão levando suas operações para o exterior. Esse movimento foi constatado por um levantamento da FGV que apontou um aumento de 47% no número de negócios que atravessaram fronteiras entre 2015 e 2018. A estratégia têm seduzido empresas de todos os segmentos, e os destinos principais são Portugal e Estados Unidos, além dos países vizinhos da América do Sul. Mas quem está começando a jornada rumo ao exterior deve ficar atento a algumas questões. “A primeira dica para quem não conhece bem o mercado em que está entrando é buscar orientação profissional ao longo desse processo, não só para a legalização do negócio, mas também para saber se comunicar com o público local e apresentar seus diferenciais. A divulgação adequada pode fazer a diferença no sucesso do negócio”, aponta Diogo Boni, sócio na Consultoria BB4, que atende brasileiros nos Estados Unidos.
Pesquisa feira pela Apex em 2017, apontou os Estados Unidos como destino preferido para a internacionalização para 68% das 229 empresas nacionais entrevistadas. Na sequencia, vem Colômbia (23,4%), México (21,3%), Argentina (17,7%) e Emirados Árabes (15,6%).
As principais razões que motivam esse movimento são: aumento nas vendas (72,7%), diversificação de riscos (65,3%) e proteção em relação à volatilidade do mercado doméstico (61,3%).
O mercado externo é também atraente para as franquias brasileiras. Segundo a ABF, a presença de marcas nacionais em outros países aumentou de 80 para 100 nações, em 2017, quando 142 redes de franquias brasileiras atuavam no exterior.