A população do Brasil está mais prática (55% dos
entrevistados vai direto à loja para efetuar a compra), mais conectada (64% tem
um smartphone), mais saudável (57% reduziu o consumo de gordura e 56% diminuiu
a ingestão de sal), mais negociadora (64% escolhe as marcas pelo baixo preço) e
mais sustentável (42% está mudando seus hábitos de consumo para reduzir o
impacto no meio ambiente). Foi o que mostrou a pesquisa Estilos de Vida 2019, da Nielsen.
O meio ambiente já aparece como uma das 10 principais preocupações do
brasileiro, ficando atrás apenas da violência, serviços públicos, aumento no
custo de vida, educação e economia. O shopper saudável – aquele que
declara ir ao médico ao menos uma vez por ano, ter aumentado o consumo de
orgânicos e diminuído a ingestão de sal, açúcar, gordura e industrializados –
já representa 28% da população brasileira. A busca por um consumo mais saudável
e sustentável vem permeando todas as faixas da população brasileira, indo além
de uma segmentação demográfica.
73% dos
consumidores saudáveis afirmam que gastariam mais com marcas que se preocupam
com o meio ambiente, porém, 43% deles declaram que ainda é difícil encontrar
produtos sustentáveis nas lojas. No quesito saudabilidade, 64% afirmam seguir
alguma dieta que limita ou proíbe o consumo de determinados produtos ou
ingredientes: 44% gostariam de ter mais opções de produtos orgânicos, 26%
adotaram uma dieta livre de glúten e 15%, sem lactose.
Qualidade e
conveniência são atributos muito valorizados pelo shopper saudável, 83% afirmam
que uma das principais razões para escolha da loja é encontrar itens de boa
qualidade, assim como gostar de interagir com suas marcas preferidas
pelas redes sociais (79%).
Para
Higiene e Beleza, além das embalagens refil, produtos com ingredientes naturais
são destaques deste movimento, crescendo 18%, frente ao incremento total de
3,5% da cesta (2018 vs. 2017). Os produtos voltados para cuidados do cabelo são
os principais responsáveis (95%) por este resultado.
Também têm
sido observadas ações contra o desperdício, compras responsáveis, gestão de
resíduos e do impacto ambiental de suas operações.
Ainda de
acordo com o estudo, para um terço da população brasileira, sustentabilidade já
está entre as 3 principais preocupações do consumidor e 28% dos lares já adotam
medidas saudáveis, destacando-se com maior frequência de compras e ticket médio
mais alto em todos os canais.
Consumidor brasileiro concretiza hábitos que antes eram tendência, revela Nielsen
